É um desafio de chefs, um duelo entre Portugal e a Rússia. Alexandre Silva, do restaurante LOCO, e Luís Gaspar, da Sala de Corte serão os pesos pesados nacionais na luta por mais um título culinário.Festival MEGUSTRO, que decorre em São Petersburgo de 7 a 9 de novembro, irá reunir cozinheiros, profissionais do setor da restauração e empresários do mercado alimentar de vários países.

PUB.

Os chefs nacionais irão participar na competição Chefs Challenge, um frente-a-frente amigável entre dois profissionais da cozinha, que visa promover as diferentes gastronomias em prova e a troca de ideias e experiências entre os participantes.

Durante uma hora e meia, cada chef terá que confecionar um prato que obedeça ao tema do duelo e que utilize pelo menos um produto do país de origem do adversário.

Luís Gaspar, o primeiro a subir ao palco no dia 8, enfrenta Anton Abrezov (restaurante-laboratório Grãs x Madbaren). Sob o tema “Textura e Sabor – Como criar tendências”, Abrezov foi desafiado por Luís Gaspar a cozinhar com o chouriço de sangue, e por seu turno, o chef da Sala de Corte terá de apresentar uma criação com feijoa.

No dia seguinte, Alexandre Silva irá enfrentar Anton Isakov, conhecido pela sua abordagem contemporânea à cozinha russa no restaurante Gastronomika. O tema será “O meu Pastel de Nata — A reinterpretação do mais popular dos pastéis portugueses”. O chef nacional terá que cozinhar com dióspiros, enquanto o colega russo utilizará focinho de porco fumado.

Além da iniciativa Chefs Challenge, o programa do festival MEGUSTRO inclui ciclos de conferências com marketeers, empresários e gestores ligados à gastronomia, masterclasses e ainda o concurso Chef a la Russe. A entrada no festival é gratuita e os interessados podem garantir um lugar através deste link.