O concelho de Abrantes está de parabéns, assim como a cultura nacional, que voltou a ser distinguida na passada sexta-feira, dia 25, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). A cerimónia de entrega dos prémios dedicados aos museus do país teve como momento alto o anúncio daquele que é o Melhor Museu do Ano 2018, o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, em Abrantes.

PUB.

O espaço museológico nasceu onde outrora laborou a fábrica fundada por Eduardo Duarte Ferreira em 1879. A linha de produção esteve em funcionamento até ao final do século XX, tendo encerrado definitivamente em 1997. Hoje, e depois da união de esforços entre a comunidade local e a autarquia, é possível conhecer o antigo escritório que deu lugar ao museu, em 2017, com a história da metalúrgica, da região e do seu fundador.

Apesar de ter sido o protagonista da entrega de prémios da APOM, este não foi o único vencedor. A associação nacional premiou, ainda, dezenas de outros espaços museológicos em 25 categorias que distinguem, entre outras coisas, o melhor restauro, a melhor exposição ou o melhor mecenato. Fora 253 as candidaturas analisadas pelo júri do concurso.

A instituição entregou, também, um Prémio Especial ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pela ajuda que tem dado ao setor da cultura durante o seu mandato.

Recorde-se que os prémios da APOM realizam-se desde 1997 para distinguir, anualmente, museus, projetos e profissionais do setor.