Os azeites do Alentejo vão ser os protagonistas da viagem gastronómica que, nos dias 18,19 e 20 de Abril, traz à região sete chefs e críticos internacionais. Organizada pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, esta viagem tem como objetivo dar a provar o azeite do Alentejo, não só no seu estado puro, mas também como ingrediente base da dieta mediterrânica.

PUB.

David Santos, dos Estados Unidos, Óscar Bosch, do Brasil e Allan Poulsen, da Dinamarca, são os chefes que integram o grupo de participantes. Os críticos Dorit Schimdt, da Alemanha, Josimar Melo, do Brasil, Anna Berghe da Suíça, e o consultor brasileiro Marcelo Scofano também vão marcar presença.

O programa inclui visitas a olivais e lagares, provas de azeite e degustação de pratos, inspirados e harmonizados com os azeites do Alentejo. Com uma paisagem rica e diversificada, é nesta região que se produz 78% do azeite em Portugal, segundo números da última campanha.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer o líquido dourado e as empresas produtoras a novos mercados. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao setor.

O projeto é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento é de 320 mil euros, dos quais mais de 256 mil euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).