​“Lisboa brilha no Natal, mas é mais cool do que foleira”, assim começa o artigo publicado este sábado pelo The Guardian, que elegeu as 10 melhores cidades para fazer compras nesta época e colocou a capital portuguesa no topo da lista. Há elogios ao ambiente, às lojas originais e até às latas de conservas.

PUB.

O jornal britânico refere o “cheiro das castanhas no ar” e “concertos em igrejas” para pintar uma imagem da cidade aos leitores, reforçando a ideia de que estes festejos continuam a ser pouco comerciais e, por isso, autênticos. Como roteiro, a publicação recomenda passar por espaços como A Vida Portuguesa, do Intendente, onde se conseguem encontrar “conservas decorativas ou embrulhadas à mão são aqui uma forma de arte em si mesmas”.

A viagem prossegue pela Luvaria Ulisses, que “vende bonitas luvas de cabedal feitas à mão”, os bombons coloridos da Chocolataria Equador e até pela Confeitaria Nacional, a “pastelaria do século XIX” onde se deve, segundo os autores, comprar o tradicional bolo-rei. Recomendam, ainda, um saltinho ao marisco da Zapata ou da Cervejaria Ramiro.

Entre os dez destinos que compõem a lista do The Guardian, encontram-se Lille (França), Ghent (Bélgica), Munique (Alemanha), Copenhaga (Dinamarca), Ledbury (Reino Unido), Glasgow (Escócia), Viena (Áustria), Nápoles (Itália) e Amesterdão (Holanda), respetivamente.