Os World Travel Awards Europe 2017 foram anunciados este sábado, dia 30, depois de uma cerimónia que juntou os nomeados europeus na capital russa, São Petersburgo. Entre os vários títulos arrecadados por Lisboa está o de Melhor Porto de Cruzeiros da Europa.

PUB.

O desfile de navios de cruzeiros no rio Tejo já entrou na rotina da cidade e é comprovado pela passagem de 522 mil cruzeiristas, dos quais 472 mil em trânsito, só no ano passado.

Além deste galardão, Portugal conquistou outros títulos europeus, nomeadamente no que a hotéis diz respeito. Recorde-se que Lisboa continua nomeada, a nível mundial, para Melhor Destino City Break, Melhor Destino de Cruzeiros e Melhor Porto de Cruzeiros, cujas votações terminam a 30 de outubro.

Mais cruzeiros em terra de marinheiros

“Ó mar salgado quanto do teu sal/São lágrimas de Portugal!” será, porventura, uma das frases líricas mais marcantes d’Os Lusíadas, o livro que regista a aventura dos portugueses por esses oceanos fora. A ligação emocional e histórica não desapareceu e prova disso são os cada vez mais navios que fazem escala no Porto de Lisboa.

A procura, e a intenção da cidade em aumentá-la, levou à recente abertura do novo terminal de cruzeiros de Lisboa no passado dia 18 de setembro, estreado por cerca de 3.500 passageiros. Embora ainda em fase de soft opening, a nova infraestrutura pretende ajudar a bater o recorde de navios e cruzeiristas que chegam à capital portuguesa em 2018: 361 cruzeiros e 617 mil viajantes.

O melhor resultado até hoje foi obtido em 2013 com 353 escalas e 558 mil passageiros. No entanto, o valor médio gasto por cada turista desceu de 130,28 euros em 2015 para 56,80 euros em 2016, diz um estudo realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa em conjunto com o Porto de Lisboa.