Já todos conhecemos alguém que organizou uma viagem de sonho com descontos consideráveis, mas como? São muitos os truques que pode usar para poupar nas férias: um deles, e talvez o mais importante, é ter muita paciência e comparar sempre os preços. Veja as dicas que lhe deixamos e comece já a fazer as malas.

PUB.

1. Antecedência

Como bons portugueses, temos o (mau) hábito de deixar as decisões para a última hora e esquecemo-nos que, por vezes, esse pode ser o nosso pior inimigo em período de férias. Por isso mesmo, o primeiro ponto a ter em conta quando quiser reservar férias é a antecedência – o ideal é conseguir comprar a viagem de avião ou a estadia cerca de 50 a 60 dias antes da partida.

2. Melhores dias para compra

Tal como existem melhores alturas da semana para comprar peixe na praça, também neste ‘mercado’ de viagens há dias mais apropriados. Por norma, a terça-feira à tarde é quando as companhias aéreas têm por hábito lançar novas promoções ou descontos, embora quarta-feira e sábado sejam também dias recomendados para reservas de voos.

Tem tudo a ver com as leis básicas do mercado: procura e oferta. Quanto mais pessoas pesquisarem determinados voos, mais caros saem os bilhetes. Nos hotéis, funciona da mesma forma.

3. Esqueça os fins-de-semana

Começar as férias durante o período de fim-de-semana é o mesmo que reservar férias para o Algarve em agosto – o caos. Neste caso em particular, o caos para a sua carteira. Neste ponto aplica-se a mesma regra de mercado mencionada acima: quanto mais procura existir, mais altos os preços.

Assim, sempre que possível, procure partir à quinta-feira e regressar a uma segunda, porque são, normalmente, as alturas da semana menos concorridas.

4. Ir e vir em companhias diferentes

Esta recomendação não é para ser levada como uma regra essencial, uma vez que depende das empresas, da época e de quantos passageiros estão a comprar determinado voo. No entanto, verifique sempre se compensa comprar viagem de ida e volta na mesma companhia aérea ou se fica mais em conta fazer o percurso em empresas diferentes.

5. Seja flexível

Seja por causa das férias dos miúdos ou porque o trabalho não o permite, por vezes não é possível ser flexível. Contudo, sempre que tiver oportunidade procure analisar preços de viagem para várias alturas diferentes e evite estadias muito curtas – ou seja, se viajar durante três dias, por exemplo, é menos provável que consiga os melhores preços.

6. Comparar é a regra de ouro

A primeira coisa que lhe dissemos no início deste artigo foi que ter paciência é fundamental. E comparar preços de avião e hotéis é, sem dúvida, essencial para que consiga poupar ao máximo nas férias. Há uns anos atrás era necessário fazer estes comparativos à mão, consultando o site de cada empresa/hotel e fazendo contas. Mas felizmente hoje há todo um leque de opções: sites como a momondo, Skyscanner, eDreams ou Trivago ajudam-no neste processo e reunem centenas de resultados em segundos.

7. Seja um ‘agente secreto’

Não se entusiasme, não o vamos tornar num James Bond das viagens, mas quase. Recomendações como limpar o histórico, as ‘cookies’ (informação recolhida pelos sites sobre si e armazenada no browser) ou aceder aos sites em modo anónimo vão ajudá-lo a conseguir as melhores condições.

Isto porque cada vez que faz uma pesquisa de um voo ou estadia em determinado site, ele vai guardar a sua informação e da próxima vez que atualizar a página vai aumentar os valores apresentados. É o chamado preço dinâmico – como acontece na Uber, que nos períodos de maior procura aumenta os preços. Para o evitar, é seguir as dicas acima.

Outra forma de aceder a melhores preços pode passar por usar uma localização falsa, ou seja, entrar nos sites das companhias ou hotéis como se estivesse noutro país. Por vezes, os preços mudam conforme os mercados, vale sempre a pena tentar.

Recapitulando, há que ter sempre em conta a antecedência com que faz a reserva, os melhores dias para a fazer e a melhor altura para realizar a viagem, procurando evitar os fins-de-semana e os dias mais concorridos da semana. Para além de se tornar quase num hacker, não se esqueça das regras mais importantes: ser paciente e comparar sempre. Boa viagem!