As ondas gigantes da Nazaré ficaram mundialmente famosas quando o surfista Garrett McNamara surfou uma onda de cerca de 30 metros. Desta vez, a cidade voltou a ganhar o prémio de ‘maior onda do ano’, no âmbito dos “Big Wave Awards”, para uma vaga de 22 metros surfada pelo italiano Francisco Porcella no passado dia 22 de fevereiro. Os prémios foram entregues na Califórnia, Estados Unidos.

PUB.

Porcella venceu na categoria XXL Biggest Wave Award, que premeia as ondas de tamanho gigante. O italiano, que vive no Havai, surfou uma onda com mais de 22 metros durante 30 segundos, na Praia do Norte.

Entre as cinco finalistas da XXL Biggest Wave Award, estavam quatro ondas da Praia do Norte. Além da vencedora, estavam nomeadas ondas surfadas pelo português Hugo Vau, pelo norte-americano Trevor Sven Carlson e pelo alemão Sebastian Steudtner.

Esta é a segunda vez que a Nazaré é premiada com a XXL Biggest Wave Award. Em 2015, Sebastian Steudtner tinha ganho na mesma categoria, com uma onda também na Praia do Norte.

As ondas da Nazaré estavam nomeadas este ano também noutras categorias. Na categoria “Ride of the Year”, a Praia do Norte recebeu nomeações com ondas do brasileiro Lucas “Chumbo” Chianca e outra de Francisco Porcella.

Na categoria “Paddle”, estava nomeada com três ondas, de Trevor Sven Carlson, Lucas “Chumbo” Chianca e Jamie Mitchell. Na categoria “Wipeout of the Year”, estava nomeada com ondas do inglês Tom Lowe e do chileno Rafael Tapia. Um total de 11 nomeações, que dizem muito da fama e prestígio internacional do Canhão da Nazaré.