Trinta e uma réplicas de pinturas impressas em alta qualidade, pertencentes à coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, vão estar expostas pelas ruas de Lisboa até ao primeiro dia do ano que vem, numa iniciativa a cargo do museu e em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Trata-se de uma versão portuguesa do The Grand Tour londrino, que não há muitos anos arriscou expor publicamente algumas obras em zonas emblemáticas da cidade.

PUB.

O ComingOut, assim se chama a exibição, pretende “surpreender o público” e aproximá-lo da coleção disponível no Museu Nacional de Arte Antiga, através da “forte ilusão” de que as pinturas são reais. No Pátio do Tijolo, por exemplo, pode ver-se a pintura Grupo Familiar, um retrato de uma família holandesa da autoria de Pieter de Grebber, datada de 1630. Já na Rua do Alecrim, descansam pendurados retratos a óleo de Afonso Albuquerque e até de Salomé com a cabeça de São João Baptista colocada numa bandeja.

As obras-primas do Museu de Arte Antiga, impressas pela HP Portugal, surgem afixadas em verdadeiras molduras de madeira, à escala real, e fazem-se acompanhar de todos os elementos informativos próprios do ambiente museológico – só que desta vez não há marcas de distância que impeçam um olhar mais atento dos curiosos.

A instituição cultural convida todos os envolvidos a partilhar a sua experiência nas redes sociais, usando a hashtag #ComingOutMNAA.

Data: até 1 de janeiro de 2016 | Local: Bairro Alto, Chiado e Príncipe Real, Lisboa | Entrada Livre | + info