Alma: as gourmet weeks que levam café até ao prato

A Nespresso está pelo segundo ano na estrada com a missão de desafiar chefs de Lisboa, Porto e Algarve a criar menus a quatro mãos onde o café brilha e conquista. A Travel&Taste foi jantar as criações de Sá Pessoa e de Pedro Lemos no Alma.

Todas as desculpas são boas para visitar o renovado (e realojado) Alma, do chef Henrique Sá Pessoa, agora na Rua da Anchieta, no Chiado. A Travel&Taste aproveitou a boleia da segunda edição das Nespresso Gourmet Weeks para sentar-se à mesa com o menu desenvolvido em parceria com o chef Pedro Lemos (das já famosas sandes do Porto – e, noutro registo, do restaurante Pedro Lemos), com o tempero do café das cápsulas.

PUB.

Sá Pessoa tem uma fixação – saudável e charmosa – pela zona do Chiado, perdição conhecida do público e apreciada pelos fãs do núcleo histórico de Lisboa, centro nevrálgico de boas e novas ideias que vai renovando, constantemente, a oferta disponível. A alma mantém a génese, no entanto, acrescenta o encanto típico dos antigos prédios da baixa, com as paredes ‘pintadas’ a pedra, e o azulejo verde que adorna a cozinha onde tudo acontece.

Sentámo-nos, como bons espetadores que somos, na primeira fila, ou melhor, na mesa com vista privilegiada para a cozinha. Ali, do outro lado do balcão, víamos os dois chefs trabalhar metodicamente, mas com calma, num ritmo descontraído e bem seguido por todos os elementos da equipa. Henrique finalizava, com toda a atenção ao pormenor que lhe é conhecida, os pratos com amor nos olhos – e nós, deste lado, começávamos a jantar olhando e salivando.

Se é verdade que as sandes do Stash, de Pedro Lemos e da esposa Joana, já nos conquistaram, também o toque do chef neste menu surpreendeu – a caldeirada com peixes e mariscos, moluscos e bivalves é um bom exemplo.

nespresso_gourmet_weeks_alma

Catarina Pires/Clementine Things

Mas recuemos um pouco, até ao foie gras com amêndoa, granola e ristretto do chef anfitrião, uma criação que agrada até quem não vai muito à bola com fígado de pato – este repórter é um bom exemplo disso. Ainda assim, ao longo do menu foram dois os momentos gastronómicos particularmente explosivos: o borrego com ervilhas, gnocchi e jus de hortelã, cozinhado por Sá Pessoa; e a sobremesa do chef Lemos, que de forma simples e certeira juntou o chocolate ao ristretto e ao rum.

Pise o acelerador, a rota está a terminar

À semelhança do que aconteceu na primeira edição das Nespresso Gourmet Weeks, em 2015, os menus desenvolvidos em cada restaurante podem ser degustados durante uma semana pelo preço fixado em cada espaço. A acompanhar, sempre uma seleção rigorosa de bons néctares que completam a experiência.

Depois da visita das Nespresso Gourmet Weeks ao Alma, esta terça-feira, dia 10, a refeição fica a cargo do chef Henrique Leis do restaurante homónimo, no Algarve. O convidado de honra é Guy Doré, que ajudará a preparar o menu.

Vítor Matos (que tem um novo projeto divulgado em exclusivo pela Travel&Taste) e Rui Silvestre (do Bon Bon, recentemente agraciado com uma estrela Michelin) vão ocupar a cozinha do Antiqvvm, um dos restaurantes com melhor vista na Invicta, no dia 11.

Por fim, a 19 de maio, é altura de juntar os chefs João Rodrigues (do Feitoria) e Alessandro Negrini (do Luogo di Aimo e Nadia, em Milão) para construírem a derradeira refeição que encerra a segunda edição das Gourmet Weeks.


Data: 10, 11 e 19 de maio | Local: Henrique Leis (dia 10); Antiqvvm (dia 11); Feitoria (dia 19) | + info