Conhecida pela beleza natural e pelas tradicionais levadas por entre a flora da ilha, a Madeira volta a ser notícia no Reino Unido, desta vez por ser dona de um dos cinco trilhos mais marcantes, e relativamente fáceis de percorrer, do mundo. Quem o diz é o The Guardian, que criou uma lista de percursos com a ajuda de um instagramer britânico.

PUB.

@themanwhohikedtheworld (em português, ‘o homem que caminhou o mundo’) é um londrino que se descreve como alguém que “viaja pelo mundo em busca de fantásticos percursos pedestres”. Com quase 60 mil seguidores, o internauta tem por hábito partilhar no Instagram fotografias dos locais que conhece em viagem, o que terá levado o jornal britânico a pedir-lhe para selecionar cinco rotas especiais.

As escolhas tinham de obedecer a alguns requisitos: não ter mais de cinco horas de duração, serem relativamente fáceis de completar e de alguma forma marcantes. Assim surgiu, em terceiro lugar, o trilho que liga o Pico do Areeiro (1817 metros) ao Pico Ruivo (1861 metros), os dois pontos mais altos da Madeira.

“O final da caminhada é uma vista panorâmica inesquecível de toda a ilha no Pico Ruivo”, lê-se no artigo publicado esta semana. Ao lado do trilho português, surgem o Ladder of Kotor, em Montenegro, Fairy Pools, na Ilha de Skye, Lago Bohinj, na Eslovénia, e The Flysch, em Espanha. Recorde-se que, já no início deste ano, também a CNN elogiou uma praia da ilha e considerou-a uma das melhores do mundo.