Se está de quarentena em casa por causa da pandemia de COVID-19 e gostava de partilhar os seus dotes artísticos com os vizinhos, o Festival Varandas Em Casa está à sua procura. A ideia é “articular um cartaz com as atuações de todos os participantes” para criar uma programação cultural gratuita e solidária que pode ser assistida nos bairros um pouco por todo o país. As inscrições estão abertas a partir deste sábado, dia 21.
A iniciativa surgiu pelas mãos dos organizadores do Festival Varandas que, desde 2012, desafiou centenas de pessoas a partilhar música, poesia ou teatro a partir das suas casas, na cidade do Porto. Em tempo de quarentena e com a imposição de restrições à circulação nas ruas, o evento está de regresso para ajudar a criar momentos culturais e de lazer sem que seja necessário sair de casa.
“O Festival Varandas torna-se numa iniciativa solidária e de resistência em tempos de guerra e abre inscrições a voluntários, guerrilheiros da música e da palavra”, informam através do apelo lançado nas redes sociais.
O objetivo passa por “arejar esta enorme casa em que o país se transformou” com a ajuda de artistas, profissionais ou amadores, para que no dia 29 de março o maior número possível de bairros portugueses possa ter o seu próprio festival. Para isso, estão a aceitar inscrições de quem queira partilhar os seus dotes musicais, teatrais, de leitura ou outros.
Como vai funcionar
“Podes organizar um coro, podes dar um concerto com várias participações. Podes também atuar sozinho ou em família”, explica a organização, que diz ainda não ser importante ter uma janela, varanda ou terraço – o importante, sublinham, é a vontade de partilhar com os vizinhos.
O movimento que se quer nacional vai ter início às 17h30, no dia 29, e as atuações não devem exceder os 45 minutos de duração. Antes ainda, às 11h, haverá um momento a que chamaram Varandinhas, dirigido aos mais pequenos, para que, no máximo em 30 minutos, amadores ou profissionais possam cantar, dançar, ler ou declamar logo pela fresca para um público mais jovem.
E porque as atuações acontecerão à janela de um prédio ou casa, numa rua ou bairro em todo o país, o Festival Varandas Em Casa pede que todos os participantes – que se devem inscrever através da página oficial no Facebook – filmem e fotografem as suas atuações e o seu público – as outras janelas e varandas – e que partilhem nas redes sociais com a hashtag da iniciativa: #festivalvarandasemcasa e #festivalvarandas. Devem, ainda, identificar a organização através de @festivalvarandas.
A ideia surge numa altura em que várias entidades têm criado projetos originais para partilhar cultura e momentos de lazer através das redes sociais como forma de ajudar a passar o tempo durante a quarentena. Desde obras cinematográficas ou peças de teatro gratuitas via streaming à realização de dezenas de concertos pelo Instagram, passando por brindes cervejeiros virtuais ou conversas em torno do vinho, opções não faltam para ter cultura na ponta dos dedos.