Apesar dos dias quentes que se têm feito sentir pelo país, a noite do passado sábado estava fresca no Porto, onde a humidade do ar se confundia com discretos pingos de chuva. No belíssimo Jardim de Serralves, onde a vegetação abunda, a temperatura parecia baixar durante o longo caminho entre o portão e o campo aberto que receberia o concerto de Marisa Monte com Carminho dali a uns minutos.
Como tínhamos noticiado aqui no início de julho, a Travel&Taste foi media partner da iniciativa que juntou duas vozes do mundo da lusofonia, representando os velhos países irmãos Brasil e Portugal. Apesar de estar marcado para as 22h, a atuação arrancou com quase vinte minutos de atraso para permitir que a fila com “cerca de 1500 pessoas” à entrada conseguia chegar a tempo do espetáculo.
Marisa Monte entrou em palco de sorriso estampado e guitarra na mão, pronta para hora e meia de canções que arrancou com Infinito Particular. O concerto aconteceu dias após o primeiro encontro das artistas no edpcooljazz, em Oeiras, e seguiu a mesma linha: o início apenas com a anfitriã, que ao terminar a interpretação do tema Ainda Bem apresentou a convidada de honra.
Carminho entrou em cena e protagonizou algumas histórias contadas a duas vozes, além de ter cantado e dançado O Vira com a cantora brasileira, à semelhança do que aconteceu em Oeiras. Houve ainda tempo para a entrada de Luís Guerreiro para tomar conta da guitarra portuguesa e acompanhar Argonautas, Chuva no Mar e Saudades do Brasil (escrita por Vinícius de Moraes quando morava em Portugal).
Em jeito de despedida, já no encore Serralves voltou ao barulho com a entrada de Marisa Monte e Carminho para cantar Amor I Love You e Velha Infância, que encerraram uma noite que prometia chuva e ofereceu animação a quem estava no jardim.