Em plena época de quarentena voluntária recomendada aos portugueses, como resposta à pandemia de COVID-19, são muitas as iniciativas que se começam a organizar via Internet para entreter os milhões de pessoas que, por estes dias, permanecem em casa. Se não se pode visitar as salas de cinema tradicionais, o cinema vai até casa com a ajuda da Medeia Filmes, que a partir desta terça-feira vai disponibilizar filmes gratuitos através do seu site.

PUB.

Num comunicado publicado no site oficial, a entidade que gere várias salas de cinema no país, como o Cinema Nimas em Lisboa ou o Rivoli no Porto, anunciou que irá oferecer “três filmes por semana, todas as terças, quintas e sábados” via streaming. O acesso poderá ser feito através do site, sendo que cada produção cinematográfica fica disponível entre as 12h e as 00h.

A iniciativa, batizada como “quarentena cinéfila”, conta, esta semana, com filmes assinados pelo alemão Wim Wenders – terça-feira, dia 17, é a vez de O Estado das Coisas, seguindo-se o clássico Paris, Texas na quinta-feira, dia 19, e Lisbon Story – Viagem a Lisboa, agendado para sábado, dia 21.

Depois de ter encerrado, no domingo, o Cinema Midas, em Lisboa, a empresa anunciou que espera poder recuperar a programação no espaço físico a partir de 16 de abril. Para já, a quarentena voluntária alimenta-se de filmes, concertos e outras iniciativas promovidas pela Internet.

Recorde-se que, em todo o país, as medidas de prevenção relativas à propagação do COVID-19 têm levado ao encerramento voluntário de vários restaurantes, mas também de espaços culturais um pouco por todo o país, além de medidas mais drásticas como o fecho das fronteiras físicas com Espanha e a suspensão dos voos em Portugal.


Data: 17, 19 e 21 de março | Local: site da Medeia Filmes | Gratuito | + info