E se, de repente, os restaurantes trocassem de cidade? Às vezes dava muito jeito que assim fosse, pensará o leitor. Quantas vezes não quis já experimentar ou regressar a um espaço de que gostou, mas este fica um bocadinho fora de mão? Pois é, já aconteceu a todos.

PUB.

Foi, precisamente, com esta ideia em mente que nasceu o projeto da autoria do foodie Rodrigo Meneses, que conta com o apoio da Sagres Bohemia. “O Mesas Bohemias tem o objetivo de dar a conhecer os restaurantes mais típicos e regionais a muito mais pessoas”, revela o autor à Travel&Taste. Segundo Rodrigo, “há por esse país fora tantos bons restaurantes que merecem ser divulgados, e a sua gastronomia experienciada por muito mais gente, e é isso que queremos fazer”.

O lema por detrás do projeto é, por isso, promover a visita de restaurantes de todo o país – mesmo dos locais mais recônditos – às cidades de Lisboa e Porto, levando até aos bons garfos locais parte da ementa destes espaços. Para tal estão estão previstas 10 edições, a primeira das quais estará à mesa já no dia 30 de março em Lisboa.

Assim, durante quatro dias, o restaurante Casa Inês, situado no Porto, viaja até à capital e traz na bagagem um menu composto por entrada, dois pratos principais e sobremesa, que serão harmonizados com cerveja especial Sagres Bohemia.

Inês, da Casa Inês, e Noélia, do restaurante com o mesmo nome protagonizam as duas primeiras edições do Mesas Bohemias. Rodrigo Meneses é o autor do projeto. Foto: Travel&Taste

As propostas da chef Inês Diniz vão para uma entrada composta por Broa de Avintes, Bolinhas de Alheira com agridoce de abóbora, sardinhas de escabeche e bacalhau à Gomes de Sá, a que se seguem os Filetes de Polvo com arroz do mesmo e as Tripas à Moda do Porto. Para finalizar, as Rabanadas e a Aletria típicas da casa. O repasto acontece no restaurante D. Afonso Gordo, na baixa lisboeta, e tem o custo de 30€ (valor idêntico para todas as edições dasMesas Bohemias).

Para a segunda edição, que decorrerá entre 6 e 9 de abril, será o restaurante Noélia, de Cabanas de Tavira, a viajar até à invicta. Desta vez a degustação decorre no restaurante BH Foz, no Porto, com uma dinâmica similar.

Foto: Travel&Taste

As Tapas de Muxama de Atum abrem espaço para a Canja de Ameijoas que se segue, e para o Polvo Trapalhão com batata doce e a Açorda de galinha Serrana, que completam a refeição. Para adoçar a boca, a proposta vai para a Tarte de Alfarroba e o Pudim de Laranja do Algarve com Amêndoa.

Os bilhetes para as degustações podem ser adquiridos por 30 euros na Ticketline, desde logo com dia e hora marcada. De destacar ainda que em cada dia, os jantares decorrem em simultâneo para todos os 60 participantes (o máximo previsto para cada refeição).