Há quase dez anos que Lisboa é anfitriã de um evento que homenageia e promove o peixe e marisco nacionais, juntando reconhecidos chefs, especialistas em vinho e uma série de produtores portugueses em torno da gastronomia. Este é o coração do Peixe em Lisboa, que este ano muda-se de malas e bagagens para o renovado Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, entre 30 de março e 9 de abril.

PUB.

Embora a receita utilizada seja, no essencial, a mesma há várias edições, a verdade é que tem sido um sucesso capaz de se renovar ano após ano com algumas novidades pelo meio. No ano passado, por exemplo, foi realizada a primeira edição do concurso ADN Pasteleiro para promover os talentos emergentes que se cozinham por esse Portugal fora; mas também as Noites de Peixe, uma uma equação à base de música, bebidas e um horário alargado durante os fins-de-semana (até às 2h), foram uma estreia.

O restante programa – desenhado com provas de vinho comentadas, sessões de cozinha ao vivo com chefs e tertúlias – tem sido coerente ao longo dos últimos anos, nunca esquecendo a já famosa competição do Melhor Pastel de Nata de Lisboa. Regressam, certamente, os habituais dez balcões gastronómicos representados por restaurantes e chefs da cidade, embora não seja possível adiantar, para já, quais serão.

Apenas na próxima segunda-feira, dia 6, ficaremos a conhecer, em pleno, as “muitas surpresas” que a organização reserva para a apresentação oficial da 10.ª edição do Peixe em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes. Vai decorrer no novo recinto (recorde o artigo sobre a história do espaço e outro sobre as novas exposições), e nós contamos-lhe tudo logo a seguir.


Data: 30 de março a 9 de abril | Local: Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa | + info