Os primeiros seis meses de 2020 trouxeram muitas alterações à forma como convivemos, viajamos e comemos. As máscaras passaram de cirúrgicas a autênticos acessórios não dispensáveis de moda, os restaurantes reabriram portas e a azáfama regressou às cozinhas portuguesas. Para descomprimir e conhecer o que de melhor têm para oferecer os chefs e cozinheiros portuenses, arranca esta sexta-feira, dia 12, a segunda edição da Porto Food Week – Safe Edition.

PUB.

A festa gastronómica vai prolongar-se por nove dias, até 20 de junho, e reunir vários pontos de paragem de comida tradicional e cozinha de autor na cidade Invicta. Para facilitar a descoberta sensorial, o evento, organizado pela Edições do Gosto, preparou quatro rotas temáticas – harmonizações com cerveja, os melhores pratos de arroz, criações na grelha e um guia pelos novos restaurantes do Porto.

Um passeio pelo palato

A Roteiros Selecção 1927 é uma viagem para saborear com “restaurantes que apresentam os seus pratos icónicos e o melhor pairing com a cerveja” da gama especial da Super Bock. Participam dez espaços com ofertas diferentes e representativas do conceito de cada um, com propostas que vão do joelho de porco com arroz de enchidos do Fuga ao entrecosto de boi na grelha do Mauritânia Real, passando por pratos mais leves como o brás de feijão verde, algas e agrião do Fava Tonka. Tudo isto, claro, acompanhado com uma cerveja escolhida a dedo.

Este verão não há espaço para as tradicionais Festas de São João, mas nem por isso tem de esquecer o cheiro das grelhas acesas. Na Rota dos Grelhados juntam-se outros dez restaurantes com ofertas preparadas a fogo, que vão das carnes às ostras.

Arroz de rabo de boi, arroz malandro de tamboril com gambas e coentros ou o típico arroz de cabidela são apenas três das oito opções disponíveis nos espaços aderentes à Rota dos Arrozes. Aqui, adivinhe-se, o arroz é rei à mesa para mostrar a sua versatilidade no receituário nacional.

Os mais curiosos têm ainda à disposição a Rota dos Novos Restaurantes para espreitar e provar as mais recentes chegadas à oferta gastronómica do Porto. A viagem conta com oito paragens e é um convite para conhecer as novidades, enquanto apoia quem se propõe a arriscar num período particularmente difícil para a restauração. A programação completa e os espaços aderentes podem ser consultados no site da Porto Food Week.

Saborear em modo de segurança

A celebração da gastronomia que agora regressa à Invicta, e cuja irmã mais velha anima as mesas lisboetas desde 2016 sob a chancela Lisbon Food Week, fá-lo numa altura em que a dinamização do setor é essencial para a sua recuperação. No período de desconfinamento e de convivência com a COVID-19, o formato teve de ser repensado e adaptado à nova realidade – estão garantidas as regras de segurança, o distanciamento social e todas as normas de desinfeção a que os restaurantes estão obrigados.

“Numa altura em que os restaurantes regressam, a Porto Food Week, como parceira natural da restauração, diz-se presente, tanto para os que querem ir ao restaurante, como para os que querem ficar em casa”, explica Paulo Amado, responsável pela programação do evento. Desta forma, além dos almoços e jantares com reserva obrigatória nos vários espaços aderentes, será também possível optar por menus de take-away ou entrega em casa para que todos se sintam confortáveis em participar.

Uma grande parte dos eventos físicos inicialmente previstos transitaram para o digital, onde vão decorrer conversas culinárias sobre “temáticas relevantes para o presente e o futuro da gastronomia no Porto e no país”, escreve a organização no comunicado enviado às redações. Pelo Instagram e Facebook oficiais da iniciativa vão passar discussões sobre crítica gastronómica (15/06, às 17h), assim como o impacto e a forma como o nosso cérebro funciona na alimentação (16/06, às 17h).

As alterações em tempo de pandemia, que nem por isso é motivo para deixarmos de saborear o de que melhor se faz nas cozinhas nacionais. A Porto Food Week termina a 20 de junho.


Data: 12 a 20 de junho | Local: Porto, Instagram e Facebook | + info