Óbidos é um destino habitual para muitos visitantes nesta altura do ano, atraídos pela sua beleza, património e gastronomia, mas também pelo Mercado Medieval que anima a vila. Este ano, a edição da festa decorre de 13 de julho a 6 de agosto e é dedicada às mulheres e à condição feminina em tempos da Idade Média.

PUB.

A ligação da vila com as mulheres é longa, repleta de lendas e histórias de princesas mouras e cristãs, rainhas, artistas e mulheres comuns que deixaram um legado interessante.

Os homens medievais desconheciam a mulher e, como tal, temiam-na: o seu corpo e as suas reações, tantas vezes incompreensíveis, a sua apregoada malignidade e o seu poder de sedução. Mas dependiam dela para perpetuar as suas linhagens, que se queriam continuadas, sempre, no masculino.

Pensadores da antiguidade e medievais contribuíram com variadas teorias para esta certeza da condição feminina, contribuindo para alicerçar e afirmar a submissão da mulher medieval. Só havia uma maneira de agir: submetê-las, controlá-las, cercear-lhes, tanto quanto possível, qualquer poder de iniciativa.

Para saber mais sobre como viviam as mulheres na época medieval terá mesmo que passar por Óbidos durante as próximas duas semanas e aproveitar para encarnar um personagem da época (pode levar o fato ou alugar à entrada), provar a gastronomia e o incontornável hidromel (a bebida de eleição dos guerreiros) e assistir aos momentos de animação e cortejos que acontecem diariamente.


Data: 13 de julho a 6 de agosto | Local: Vila de Óbidos | Preço: 7€ (adultos), 5€ (trajados à época), grátis até aos 11 anos | + info