Mais um ano, mais uma edição do concurso gastronómico que elege o “Melhor Pastel de Nata de Lisboa” e que todos os anos desafia as pastelarias, os cafés e restaurantes da zona metropolitana a apresentar a sua criação. Este ano, o primeiro prémio foi entregue ao Mercado do Peixe, uma marisqueira na zona da Ajuda que já no último ano tinha conquistado a terceira posição no ranking.

PUB.

Paulo Oliveira é pasteleiro desde os 14 anos, responsável pelo espaço e o ‘culpado’ da perdição dos clientes na hora de pedir a sobremesa e o café, o momento especial associado ao tradicional pastel de nata. A seu lado na corrida ao pódio estavam outros 11 espaços da Grande Lisboa, tendo sido a Pastelaria Fidalgos, na Moita, e a Pastelaria Batalha, na Venda do Pinheiro, a ocupar o segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Mas como se avalia, afinal, este bolo?

O júri liderado pelo gastrónomo Virgílio Nogueira Gomes, que acompanha a competição desde o início, leva em conta vários fatores que influenciam o resultado global: a consistência e até o som de uma trinca na massa, o creme e o seu sabor.

Recorde-se que, em 2017, o vencedor do “Melhor Pastel de Nata de Lisboa” foi a pastelaria Pãozinho das Marias, na Ericeira. O concurso está integrado na programação do Peixe em Lisboa, o evento gastronómico dedicado ao peixe e marisco que decorre até dia 15 no Pavilhão Carlos Lopes.