Dia após dia, o apelo para que os cidadãos limitem as suas deslocações ao máximo repete-se para tentar conter a propagação do novo coronavírus, que em Portugal já infetou 245 pessoas. Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, dirigiu-se esta tarde ao país para lembrar que “esta é uma batalha de todos os cidadãos”, pelo que é fundamental que todos evitem sair de casa a menos que seja estritamente necessário.

PUB.

O responsável político garantiu ainda que continuará a ser feita “uma avaliação permanente” do estado de alerta decretado, no âmbito do qual foram hoje alargadas as restrições que dizem respeito à frequência de estabelecimentos comerciais. Entre as novas medidas, Eduardo Cabrita informou que as esplanadas passarão a obedecer à mesma regra de lotação máxima do espaço limitada a um terço da sua capacidade, aplicada aos restaurantes a partir de segunda-feira, assim como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas na rua (com exceção das esplanadas).

Da mesma forma, e seguindo a lógica aplicada às escolas de todo o país, as aulas teóricas e práticas de condução estão suspensas e passam a estar proibidos os eventos com mais de 100 pessoas.

Covid-19. Chefs José Avillez e Vítor Sobral encerram restaurantes

O Ministro da Administração Interna, que declarou não querer parar o país, explicou, no entanto, que “verifica-se uma significativa redução da utilização de transportes públicos e tal irá provavelmente acentuar-se ainda mais amanhã com a interrupção letiva”. Recorde-se que, este sábado, a Carris e o Metropolitano de Lisboa, que para já mantêm a oferta inalterada, confirmaram o reforço das medidas de higienização e desinfeção nos veículos e estações como forma de prevenir a propagação do COVID-19.

Para esta tarde é esperada ainda uma comunicação do primeiro-ministro António Costa, já depois da videoconferência com o presidente do Governo espanhol, sobre novas medidas restritivas e, eventualmente, o encerramento das fronteiras com o país vizinho. Marcelo Rebelo de Sousa deverá também dirigir-se ao país ainda este domingo.