A abundância de pratos típicos nas nove ilhas que compõem o arquipélago dos Açores é um facto conhecido – e apreciado. No entanto, e apesar das diferenças de ilha para ilha, há um elemento que se encontra com fartura nas ofertas gastronómicas: o peixe.

PUB.

Atum, cavala, abrótea, pargo, espadarte e chicharros são os principais peixes que compõem os pratos que, por sua vez, brindam os turistas quando chega a hora de comer. Existem opções que se encontram em praticamente todos os locais – mas sobretudo nas Ilhas de São Miguel, Santa Maria, Graciosa e Pico -, caso das caldeiradas e caldos de peixe. Sem esquecer, claro, o peixe assado, o polvo guisado e os arrozes de lapas e cracas.

​Mas em terras de vacas felizes (a propósito, recorde a felicidade dos pastos alentejanos – leia aqui), surgem também os pratos em que a carne é a figura principal. Entre bifes, enchidos, torresmos e molhos – especialmente, o de fígado -, o mítico cozido das furnas, em São Miguel, é a principal atração gastronómica do arquipélago.

furnas_açores

Furnas, em São Miguel.

Podemos destacar também a alcatra da Terceira, carne de vaca à antiga, o capão recheado e, no que diz respeito aos enchidos, a linguiça com inhame e a morcela com ananás são as iguarias mais procuradas. É importante realçar que, em termos de guarnições, os Açores apostam muito em legumes, como é o caso dos Caldos de Nabos, os Fervedouros, Couves Fritas e Caldos de Feijão.

Queijos, doces e bebidas

​Quando falamos deste arquipélago, é impossível deixarmos de parte um dos recursos legendários que carateriza a ilha de São Jorge. Antes ou depois das refeições, os queijos fazem quase sempre parte da ementa. Como aperitivo são oferecidos queijos frescos servidos com pimenta preta da terra e como sobremesa há queijos com banana ou doce de capucho.

Para não deixar empanturrado quem se delicia com estas receitas, há toda uma vasta lista de bebidas alcoólicas (mas não só). No Pico, Graciosa e Terceira existe uma grande oferta de vinhos (que estão, cada vez mais, a afirmar-se no mercado nacional), contudo os vinhos licorosos, livores de frutas e aguardentes repartem-se um pouco pelas nove ilhas. Em São Miguel, os amantes de chá poderão encantar-se com o cultivo existente na ilha.

Para adoçar a viagem poderá diversificar a escolha entre frutas e doces. Se preferir a fruta poderá provar as exóticas como o araçá, anona, ananás ou maracujá. Quanto aos doces, os bolos lêvedos com mel são a figura principal, bem como as cavacas da ilha de Santa Maria, as cornucópias, pastéis de arroz, pudim de coalhada, queijadas de Vila Franca do Campo e as fofas do Faial.

​As ilhas dos Açores caraterizam-se pela excelente gastronomia oferecida a quem as visita, provocando, a quem aprecia um catálogo rico, uma enorme vontade de querer voltar.