O pizzaiolo italiano vive em Portugal há 10 anos e é o embaixador da verdadeira pizza napolitana por terras lusas. Abriu o primeiro restaurante no Porto, em 2011, e concretizou agora o sonho de ter um espaço em Lisboa.
Esta podia ser uma história como tantas outras: jovem italiano chega a Portugal para uma breve passagem e acaba por ficar por amor ao país e à jovem portuguesa por quem, entretanto, se enamorou. No entanto, a vida de Antonio Mezzero por terras lusas tem revelado ser muito mais.
A paixão pela arte da pizza junta-se às paixões pessoais e fá-lo querer aprofundar cada vez mais essa relação. Expressivo e emotivo, fala com um entusiasmo genuíno do seu trabalho, da sua dedicação e do seu dia-a-dia, sempre focado na promoção da ‘verace pizza napolitana’, de que é embaixador em Portugal, e um dos cerca de meio milhar em todo o mundo.
“Cada pizza é emoção, é paixão, é como se fosse a primeira… comovo-me com cada uma”, revela com os olhos a brilhar de satisfação.
É difícil não ficarmos parados a ouvi-lo, e impossível não lhe reconhecer a força de levar os seus sonhos a bom porto.
A norte, em Matosinhos, a casa de Antonio Mezzero está sempre cheia. Não há reservas nem take away, mas as pessoas voltam e esperam o tempo que for preciso para se sentarem à mesa. “Fiz história numa zona de peixe”, diz Antonio, orgulhoso. E, de facto, Matosinhos não seria o local mais óbvio para alguém ir de propósito comer pizza.
Em 2013, o seu restaurante foi o primeiro em Portugal a receber a certificação Verace Pizza Napolitana (uma espécie de estrela Michelin das pizzas que, por cá, apenas cinco restaurantes receberam – Come Prima e Forno D’Oro, do chef Tanka, Mercantina e o Multi), num momento que recorda com muita emoção. “Soube da certificação no mesmo dia em que fiz a pizza de cinco metros junto à Torre dos Clérigos, para celebrar os seus 250 anos e o seu arquiteto, o italiano Nicolau Nasoni”, conta à Travel&Taste.
Do seu percurso no mundo da pizza napolitana fazem parte ainda outros marcos como a harmonização que promoveu, em 2017, entre o vinho do Porto e a pizza, ou a criação da Seleção Nacional de Pizzaiolos que já arrecadou alguns prémios em competições internacionais.
“Estar em Lisboa é um sonho”
Na véspera de abrir ao público a sua nova casa, a Pizzeria Antonio Mezzero, no 5A da Avenida Miguel Bombarda, em Lisboa, António Mezzero recebeu os jornalistas para apresentar o espaço e levantar o véu sobre a carta. Com a animação que o carateriza dividiu-se entre a atenção à imprensa e os últimos pormenores da decoração, coordenada pela sua esposa. “Esta é a concretização de um sonho”, disse, revelando que chegar a Lisboa foi sempre uma meta desde que se aventurou no mundo da restauração na invicta.
“Espero que os lisboetas gostem tanto de mim e do meu trabalho como os portuenses”, brinca.
O primeiro teste à nova casa pela imprensa, parece ter sido bem sucedido. A carta, moderada e apostando apenas no essencial, apresenta oito opções de pizza, entre a Margherita S.T.G. (Specialità Tradizionale Garantita) – a estrela da casa e a mais vendida no restaurante do Porto -, e as duas harmonizadas com Vinho do Porto – All Stars e Mortadella e Pistacchio -, a que se juntam cinco Clássicas, sempre com produtos italianos D.O.P. e, em algumas das propostas, produtos tradicionais portugueses da melhor qualidade.
De destacar que o tomate que serve de base a algumas das pizzas – o molho de tomate San Marzano D.O.P. – é preparado por Antonio Mezzero que, garante, “não encontram igual em sítio nenhum”. Sem revelar demasiado o segredo da sua arte, o pizzaiolo conta apenas que este molho é preparado com uma percentagem de tomate San Marzano que importa de Itália, a que junta tomate pêra de origem nacional (trabalha com um fornecedor de Viseu) e manjericão. O preparado é colocado em enormes frascos que, garante, podem ficar guardados até dois anos e não têm quaisquer conservantes. “Faço 200 quilos de molho a cada cinco meses”, explica. A diferença, essa nota-se no paladar e no aroma que chega no prato.
À mesa de degustação chegou ainda a pizza Mortadella e Pistacchio, para harmonizar com o porto branco Tawny, uma experiência diferente do habitual, mas que não deve perder, e a Peperoncina, indicada para os amantes do picante.
“Estas são pizzas slow food, indicadas para serem apreciadas com bebidas elegantes como o vinho”, diz António Mezzero.
O chef revela a intenção de, gradualmente, retirar os refrigerantes da carta para que a conjugação de sabores entre comida e bebida seja a mais adequada.
Terminada a experiência, o estômago ficou bem preenchido com as propostas apresentadas, e a curiosidade aguçada para voltar e conhecer o resto da carta. Nas entradas de Antonio Mezzero, a oferta passa pelo Antipasto Misto, que inclui um conjunto de charcutaria e queijos italianos com focaccia, o Carpaccio de novilho com rúcula e pecorino, a Focaccia, a Treccia di Bufala com pão de pizza e a Fresella (pão caseiro tostado com tomate temperado).
Já para a adoçar a boca no final da refeição, não faltam na nova Pizzeria Antonio Mezzero os tradicionais Tiramisú, Panna Cotta ou gelados artesanais, a que se junta a pizza de Nutella e a Delizia al Mascarpone. Para finalizar, o café é Lavazza biológico, acabado de chegar a Portugal.
Pizzeria Antonio Mezzero | Morada: Av. Miguel Bombarda 5-A, Lisboa | + info