Discreto, mas energético, Miguel Castro e Silva está constantemente à procura de novos desafios que coloquem à prova a sua criatividade gastronómica. Depois de ter ajudado na abertura do Lumni, situado no cimo do hotel lisboeta The Lumiares, o chef abandona o projeto e regressa ao Porto para inaugurar um novo restaurante, o Casario.
A notícia é avançada pelo blog Mesa Marcada, que cita o cozinheiro portuense para explicar que o fim da colaboração do chef deve-se à mudança de conceito do espaço, “que vai ter outro conteúdo, outro nome e outro chef”. A mesma publicação explica que Castro e Silva vai manter, contudo, o Mercado, um restaurante que gere no mesmo edifício, em Alcântara.
A viagem faz-se, agora, da capital diretamente para a Praça da Ribeira, no Porto, onde Miguel Castro e Silva irá assumir a gestão da cozinha do Casario. O novo espaço gastronómico terá também o chef José Guedes (que vem do De Castro, em Vila Nova de Gaia) ao comando, um espaço “a quatro mãos” integrado numa guest House com oito quartos.
Com vista privilegiada para os antigos armazéns do vinho do Porto, mesmo do outro lado do rio, o Casario vai atribuir grande importância à carta de vinhos que acompanhará as criações da dupla de cozinheiros – o facto do espaço ser propriedade da Gran Cruz, reconhecido produtor vitivinícola, indica que os copos estarão, certamente, bem preenchidos.
Aliás, segundo avança o Mesa Marcada, Miguel Castro e Silva já tem viagem marcada para a Quinta do Ventozelo, no Douro, em setembro, altura em que irá ajudar nas novas colheitas dos cinco vinhos que tem com a Gran Cruz.
O restaurante Casario, de Miguel Castro e Silva, deverá abrir até ao final de agosto.