É um dos mais recentes espaços gastronómicos da zona Oriental de Lisboa, chega com propostas que piscam o olho ao receituário nacional e nós fomos prová-lo.
Embora a gastronomia portuguesa esteja a bater recordes em vários campos, os holofotes dividem-se, cada vez mais, com restaurantes que procuram servir como embaixada de sabores internacionais. Já não é possível contar pelos dedos das mãos, nem dos pés, os espaços italianos, brasileiros e até indianos. Surge, no entanto, uma dificuldade a estes empreendedores da culinária: marcar a diferença.
Se esta é uma premissa óbvia a qualquer negócio que tenha o lucro como objetivo, nem sempre é tão fácil como parece. Um dos mais recentes espaços gastronómicos de Lisboa é o La Tagliatella, instalado na zona Oriental da cidade, que pretende trazer os sabores de Itália para Portugal. A casa está na Alameda dos Oceanos, frente ao antigo Pavilhão Atlântico (agora Altice Arena), numa das ruas mais movimentadas desta zona, com direito a esplanada e tudo.
Assim que entramos, damos de caras com o forno de onde saem as pizzas disponíveis na carta do recém-inaugurado – há opções como Borgo Romano, Di Foie ou Tartufo e Guanciale. Um pouco mais à frente, entre os tons claros da madeira, o branco e o bege, que dão aconchego a quem chega, está o bar. A sala, essa, é enorme e consegue garantir lugar a famílias e a grupos de amigos que escolham o espaço como sala de jantar para ocasiões especiais. Há, aliás, uma zona mais reservada especialmente pensada para este efeito.
Pizzas, massas e outros sabores
Ainda antes de pegarmos no garfo e na faca, vale a pena contextualizar a marca. Ao contrário do que se poderia esperar, o La Tagliatella não é nem português nem italiano, é espanhol. No país vizinho, a cadeia tem cerca de 200 restaurantes espalhados um pouco por todo o território e estreia-se, agora, em Portugal com o espaço do Parque das Nações.
Além disso, todo o grupo funciona como muitos outros na restauração: alguns dos produtos frescos correntes são comprados por cá, outros chegam de Itália e as massas são produzidas numa fábrica em Espanha, que depois distribui para cada um dos locais.
Mas vamos ao que verdadeiramente interessa, a comida. Um dos pontos prévios que convém referir é que existe, de facto, a possibilidade de provar produtos DOP – caso dos queijos Gorgonzola de Piemonte e Lombardia, o Parmigiano Reggiano, o presunto de Parma ou o salame de Calábria.
Entre as opções que experimentámos, destaque para o Carpaccio di Baccalá – bacalhau, tomate confitado, azeite de azeitonas pretas e pistácios – que se revelou uma boa surpresa na boca pelo equilíbrio de sabores. A pizza Tartufi e Funghi, com creme de trufa negra, cogumelos brancos e queijos variados, é uma das várias disponíveis e não desilude, mas também não surpreende.
Tirando alguns exemplos já referidos, as propostas são, no geral, semelhantes às que se encontram em muitos outros restaurantes italianos por essa cidade fora. É, isso sim, uma boa escolha para uma refeição casual ou para eventos em grupo, em que a festa e o convívio são, na verdade, o que mais importa. O preço médio é de 35 euros para duas pessoas.
La Tagliatella | Morada: Alameda dos Oceanos 57A, Parque das Nações, Lisboa | + info