Com mais de meio século de casa, a tasca da família Sardinha conquista locais e turistas pelo estômago e fideliza-os com a mais genuína simpatia micaelense.
Mas voltemos um pouco atrás. Estamos em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, e procuramos um sítio cuja ementa não anuncie aos sete ventos a Francesinha, os Secretos de Porco Preto ou as Migas – sim, por incrível que pareça há quase mais restaurantes com o prato portuense do que com uma posta de vaca açoreana. Em terreno desconhecido, nada como procurar descobrir onde rumam os locais para o manjar do dia. Assim chegámos à Cervejaria Sardinha que ninguém conhece pelo nome – pergunte pelo Mané Cigano e rapidamente encontrará o pequeno e modesto espaço.
Sabores genuínos
Mas não se fica por aqui: durante o verão, há também uma variedade de peixes que evidenciam o melhor do mar que rodeia a ilha. A grande maioria das opções na ementa – decorada e na ponta da língua de qualquer cliente regular – começam nos 5,50 euros e não vão muito mais alto, tornando este achado num verdadeiro tesouro de Ponta Delgada.
Depois de nos perdermos à mesa, descobrimos o vinho de cheiro que Mané mistura com laranjada açoreana, uma bebida leve e pouco alcoólica que pode ser comparada a uma boa sangria. A produção é, como de resto acontece com outros produtos, da família Sardinha.
Mané, no auge das suas quase oito décadas de vida, contagia-nos com o seu entusiasmo e rapidamente perdemos o relógio de vista entre estórias que guarda no coração e uma visita guiada à cozinha da tasca. Esta é outra particularidade do espaço: a cozinha não fica no mesmo espaço, por ser demasiado pequeno, mas antes numa pequena casa logo ao virar da esquina. Evidentemente apaixonado pelo que faz, Manuel mostra-nos as instalações e o armazém com orgulho, explicando a rotina diária e elaborando sobre os produtos ali armazenados.
A visita ao Mané Cigano é, por isso, a garantia de um almoço de sabores genuínos, onde impera a arte de bem receber e onde sabe bem gastar umas largas horas à conversa com o fundador. Se tiver o tempo contado, o melhor mesmo é ir bem cedo para garantir que apanha lugar – e lembre-se, as três ou quatro mesas que compõem a sala são partilhadas, tal e qual uma verdadeira tasca.
Cervejaria Sardinha – Mané Cigano | Morada: Rua Eng. José Cordeiro 1-3, Ponta Delgada | + info