Ponte de Sor. Paragem obrigatória no KM 460

Fica a pouco mais de meio da estrada mais longa do país, com uma vista deslumbrante sobre a barragem de Montargil, e com uma envolvente que apela a parar, sentar e degustar com calma as propostas gastronómicas do chef Miguel Varela.

Na estrada nacional nº2, que liga Chaves a Faro e que atravessa 32 municípios, não faltam paisagens tão distintas como o relevo de trás-os-montes, as vinhas do Douro, o centro geodésico do país, as planícies alentejanas ou as praias do Algarve. Não faltam também outros pontos de interesse como o património histórico, cultura, tradição e, como não podia deixar de ser, a gastronomia. E é precisamente neste ponto que se impõe uma paragem técnica, para satisfação da gula e descanso do corpo, no Km 460.

PUB.

Ali, bem de frente para a barragem de Montargil encontrará o Hotel Monte Novo, que alberga o restaurante com o nome da quilometragem da estrada. Na cozinha manda Miguel Varela, o chef que aos 45 anos já passou pelos restaurantes dos hotéis Vila Galé, Sheraton e Real Santa Eulália, em Albufeira, Hotel de Guimarães e Fundador, na cidade berço, Bienestar Termas de Vizela e Bom Jesus, em Braga, e que chegou há cerca de um ano ao alentejo para renovar este espaço que abriu as portas em Janeiro.

O desafio fê-lo mudar-se com a família para um local que desconhecia mas que, garante, está a descobrir aos poucos. Parte dessa descoberta segue da horta para a mesa, uma vez que o conceito do Km 460 passa por fazer dos produtos locais os reis do prato.

A ementa é sazonal e está sempre dependente dos produtos mais frescos da época que se materializam em comida de conforto, tradicional, mas sempre com um toque de inovação e modernidade. Não faltam as propostas de raíz alentejana, mas há também receitas de outros pontos do país, como é o caso da torta de laranja, típica do Algarve, mas que aqui conta com a utilização de laranjas do pomar do hotel. Uma sobremesa que recomendamos.

O que há para hoje?

Apesar de na carta do Km 460 existirem alguns pratos com presença assídua, o conceito que Miguel Varela quer implementar passa pelos menus surpresa, elaborados com os produtos frescos da terra, consoante o que está disponível em cada época do ano.

Assim, para os visitantes mais aventureiros, a viagem gastronómica far-se-á através das propostas do chef que podem ser sempre diferentes. Apetece fechar os olhos, inalar os aromas e tentar descobrir, apenas com o paladar, o que nos chega à mesa.

Quando visitámos o espaço, começámos por provar a ‘Delícia de túbaras do alentejo’ (uma espécie de trufas à portuguesa) e os ‘Espargos selvagens dos olivais de Montargil’. Uma descoberta de ingredientes que vale a pena.

A refeição prosseguiu com uma ‘Açorda de Bacalhau reinventada, com ervas frescas e ovo esclafado’, onde não faltaram os sabores do alentejo, numa roupagem moderna de cozinha de autor. Na carne, a escolha do chef recaiu sobre o tradicional ‘Ensopado de Borrego de tradição alentejana’, um prato reconfortante e repleto de aromas tradicionais. Para finalizar, a ‘Torta de Laranja de Montargil’, que em nada fica a dever às melhores tortas de laranja do Algarve.

Depois de um repasto deste nível, difícil será sair do local. O melhor é mesmo aproveitar a vista sobre a barragem e, se tiver tempo, pernoitar numa das villas do Hotel Monte Novo.

Não se esqueça, contudo, que antes de viajar até ao KM 460 deve fazer reserva da refeição pois o restaurante apenas funciona com marcação de mesa. O preço médio, sem bebidas, ronda os 30 euros por pessoa.


KM 460 | Morada: Hotel Monte Novo, Montargil | + info