Sabores quentes à mesa do Divinus

Terra, aromas e sabores tradicionais do alentejo, produtos da época e o mar sempre presente. Assim se escreve a carta de inverno do chef Hugo Silva no Convento do Espinheiro.

A gastronomia alentejana é sinónimo de carne, comida de panela, caça e um pouco de tudo o que a terra dá, nas diferentes épocas do ano. O frio que se adivinha, não obstante os dias soalheiros que animam o espírito, convidam à cozinha de conforto, de tradição. E isso basta como motivo para visitar o Divinus, em Évora.

PUB.

No entanto, a paixão que o chef Hugo Silva nutre pelo mar e pelos seus produtos obriga a reservar um cantinho da carta de inverno também para estas iguarias. Não sendo tão tradicionais da região nem tão habituais no receituário alentejano, os pratos de peixe continuam a estar presentes, independentemente da época do ano.

Das entradas aos pratos principais há produtos do mar confeccionados de forma criativa e acompanhados de outros ingredientes menos comuns. O robalo marinado, com a maçã, o aipo e o gengibre a abrir a refeição são disso exemplo, assim como o tamboril braseado em arroz maladrinho de camarão, lingueirão e ameijoa, numa proposta de ‘panela’ de encher o olho e agradar o palato.

Divinus Évora

Tamboril braseado em arroz maladrinho de camarão, lingueirão e ameijoa. Foto: Travel&Taste

Não falta ainda – do mar – o bacalhau com broa, abóbora, alho e amêndoa, num registo mais tradicional, mas sempre com espaço para a inovação e para a criatividade, apanágio do chef Hugo Silva.

Já nas carnes, são os sabores fortes a marcar uma ementa que se quer quente para o estômago e para a alma. Carré de borrego com estufado de favas morilles, ou veado assado com marmelo, uva, pêra, romã e castanha, são algumas das propostas arrojadas do chef.

Destaca-se ainda nas entradas o foie gras em diferentes texturas com figo, puré de amendoim e cacau, uma autêntica explosão de sabores que surpreende e agrada os palatos mais exigentes.

Divinus Évora

Veado assado com marmelo, uva, pêra, romã e castanha. Foto: Travel&Taste

Não faltam também os petiscos de sempre que incluem, entre outras sugestões, creme de grão com bacalhau confitado em tosta, saladinha de lebre com lombardo desidratado, escabeche de polvo, saladinha de ovo de codorniz e enchidos com farinheira no espeto ou camarão salteado com compota de tomate.

Para a sobremesa, e apenas para quem conseguir reservar um cantinho para a gulodice, recomendamos o pudim de água de Estremoz, tradicional, doce mas leve, ou o arroz doce, acompanhado de laranja e azeite.


Divinus | Morada: Hotel Convento do Espinheiro, Évora | + info