Quem o diz é Manuel Guedes, administrador da Sogrape, a propósito da abertura de um espaço onde o vinho dá origem a cocktails de assinatura e vive em harmonia com os pratos da carta. Promover a bebida é o grande objetivo da icónica marca.
Até há relativamente pouco tempo, muitas eram as vozes que sussurravam a perda de público do vinho do Porto e a falta de valorização dos consumidores nacionais, que embora reconheçam o licoroso como vinho caraterístico, nem por isso o consomem. A Sandeman, uma das mais antigas produtoras de Porto, quer alterar o paradigma e deu o primeiro passo com a abertura do The Sandeman Chiado, em Lisboa.
O objetivo da ‘missão’ é claro, o público-alvo está definido e a forma de atuação decidida: é necessário “desmistificar um bocadinho esse conceito do Vinho do Porto pontual”, refere Manuel Guedes, administrador da Sogrape, em conversa com a Travel&Taste. O responsável pelo grupo que detém, entre outras marcas, a Sandeman compara o estigma do Porto com o do espumante que “aqui em Portugal só se consumia em certas alturas, como a Páscoa ou o Natal”, uma ideia que é preciso mudar.
Para isso, os ‘combatentes’ da linha da frente serão os vários cocktails de assinatura com o licoroso, que em parceria com a carta pensada pelos chefs Luís Américo e João Pupo Lameiras vão tentar conquistar o palato dos portugueses – mas principalmente dos millennials. A geração nascida entre os anos 80 e finais de 90 é o alvo principal, daí que “a forma do cocktail talvez seja um passo para dar a conhecer [o vinho] à camada mais jovem”, explica Manuel Guedes.
Cocktails e petiscos
O cartão de visita do The Sandeman Chiado é, para além dos cocktails e da vasta oferta de Porto, a experiência enogastronómica que procura envolver os clientes e demonstrar-lhes como é possível acompanhar uma refeição completa com o ex-libris do Douro. O que pode, à primeira vista, assustar, rapidamente convida a ceder à tentação quando se espreita a carta do espaço.
De coração essencialmente português – com alguns temperos espanhóis, é certo -, a ementa foi arquitetada de forma a que cada prato tenha um elemento-chave que permita três combinações distintas com Porto. O objetivo é que o cliente compreenda (e comprove provando) a diferença dos sabores conforme a harmonização vínica que escolhe.
Escolha não falta: há tábuas de queijos e enchidos, línguas de bacalhau, pregado, rosbife e alheira ou pratos de tacho para partilhar, caso do arroz de pregado e camarão ou da feijoada de pernil. Para regar a refeição pode escolher entre o Porto clássico, cocktails ou vinho de mesa – a Sogrape é proprietária de várias marcas de vinho, em várias regiões do país.
Para breve está o Port Wine Day, no dia 10, uma iniciativa do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto que pretende homenagear a Região Demarcada do Douro e os seus 260 anos, mas também mostrar que o Vinho do Porto está vivo e recomenda-se. Ao longo desta semana, a Travel&Taste vai publicar uma série de artigos, receitas e sugestões relacionadas com o rei do Douro, fique atento.
The Sandeman Chiado | Morada: Largo Rafael Bordalo Pinheiro 27-28, Lisboa | + info