Não são cervejas de produção artesanal, mas de uma linha especial que as grandes marcas nacionais e internacionais têm vindo a aprofundar com o crescimento contínuo do espaço ocupado pelos pequenos cervejeiros no mercado. As opiniões dividem-se entre os que consideram ser uma forma de conquistar mais público mainstream para a craft beer e aqueles que, por outro lado, veem esta aposta como uma tentativa de matar as pequenas produções.

PUB.

Independentemente da posição de cada um, certo é que existem cada vez mais eventos culturais e gastronómicos em que a cerveja é o principal protagonista. Seguindo a tendência, e dando continuidade à primeira edição da iniciativa, o Vidago Palace Hotel volta a organizar um Jantar Cervejeiro harmonizado com uma carta pensada pelo chef Vítor Matos. Acontece no próximo sábado, dia 9, no Garrafeira, o restaurante do hotel de cinco estrelas.

O menu desta experiência gastronómica promete ser surpreendente, desde a entrada até à sobremesa. É composto por quatro pratos, todos distintos, nos quais sobressaem os produtos frescos e da região, característica da cozinha de Vítor Matos. Cada prato harmoniza com uma cerveja diferente, nomeadamente Super Bock 1927 Japanese Rice Lager, Brooklyn Lager, Brooklyn East Ipa e Brooklyn Naranjito, as quatro variedades que poderão ser degustadas durante o jantar.

Pelo prato vão passar sabores tão distintos como tártaro de atum, tamboril e caril de madras, porco bísaro com cogumelos transmontanos e, para finalizar, pudim de amêndoa amarga.

A realização de mais um evento gastronómico acontece pela ligação do Vidago Palace à Super Bock – ambos do mesmo grupo económico -, marca que além da gama 1927 representa, também, a Brooklyn em Portugal – recorde, a propósito, a chegada desta cerveja a território nacional em 2017.

A participação na segunda edição do Jantar Cervejeiro implica o pagamento de 60 euros e reserva prévia.