Depois do vinho e do azeite, a Quinta de La Rosa atira-se de cabeça à aventura da cerveja artesanal com o lançamento de uma IPA e de uma Lager. Para já, apenas a primeira está disponível para venda.
Há algumas semanas, a Travel&Taste rumou ao Pinhão, no Douro Superior, a pretexto da abertura do novo restaurante da Quinta de La Rosa, o Cozinha da Clara, mas acabou por descobrir – e provar em primeira mão – uma outra aventura do produtor também no campo do palato: uma nova marca de cerveja artesanal.
Chama-se La Rosa e a estreia no mercado nacional faz-se com uma IPA agora lançada oficialmente, disponível em garrafa de meio litro e em barril. É resultado de um blend de estágio em casco velho de vinho branco e outra metade em inox, que lhe confere uma estrutura de boca mais complexa – além disso, é o elemento que faz a ligação entre o produtor de vinho e o agora self-made cervejeiro. É uma cerveja leve, mesmo com 7% de graduação, e dourada que promete agradar a gregos e troianos, ideal para um final de tarde na varanda da quinta com vista privilegiada sobre o Douro.
Mas as novidades não se esgotam aqui. Espera-se, em breve, o lançamento da segunda referência do portefólio cervejeiro da marca, a La Rosa Lager, também ela produzida por toda a família Bergqvist com a ajuda de Jorge Moreira, o enólogo residente. Embora ainda não esteja disponível para compra, se passar pela quinta peça para provar.
Uma família unida pela cerveja
A cultura do vinho faz já parte do ADN dos Bergqvist, há mais de dois séculos instalados no Douro. No entanto, se até há pouco tempo era o vinho que unia a família, hoje a cerveja tomou-lhe o lugar e reforçou os laços familiares – o projeto cervejeiro é uma ideia de Philip, irmão de Sophia e coproprietário da quinta, que o desenvolveu em conjunto com os sobrinhos Kit e Mark Weaver.
Em conversa com Sophia rapidamente percebemos tratar-se de uma mulher de barba rija, convicta e orgulhosa do caminho percorrido à frente da La Rosa. Mas é ao fim de alguns minutos, e quando falamos na craft beer, que os olhos azuis denunciam a satisfação emocional de Sophia por ver o irmão e os filhos tão próximos.
“Estou muito contente [com o projeto], eles [Philip, Kit e Mark] têm uma ligação tão forte por causa disso”, conta-nos segundos antes de voltar ao registo pragmático e empresarial – “mas um pouco frustada com a demora”, referindo-se ao processo lento da legalização das cervejas. Philip e Kit desenvolveram a ideia, enquanto Mark colocou as suas capacidades de design à prova com a criação do rótulo.
De enólogo a mestre cervejeiro
Jorge Moreira dispensa apresentações, o mundo do vinho conhece-o bem e ele, por sua vez, conhece bem o mundo do vinho. É o responsável pela enologia da Quinta de La Rosa, da Real Companhia Velha e do seu projeto próprio, os vinhos Poeira. Mas quando a ideia de criar uma cerveja artesanal começou a ser levada a sério, Jorge acabou por ter de aprender com quem domina a mestria de um cervejeiro.
“Foi [um grande desafio]. Nunca tinha feito cerveja na vida nem tinha ideia nenhuma como é que se fazia”, confessa, explicando que contou com a ajuda de Richard Naisby, master brewer britânico que usa o vinho do Porto Vintage da quinta para produzir “uma cerveja preta muito boa”. Daí a ter a garrafa cheia foi um salto.
O enólogo conta que procurou repetir “o que fazemos com os nossos vinhos”, ou seja, tornar a cerveja equilibrada e elegante como os néctares da casa. E o resultado? “Acho que a primeira vez correu-nos tão bem que o meu medo é que se calhar estas foram as melhores de sempre, vamos lá ver se agora conseguimos dar continuidade”, brinca.
A La Rosa IPA está disponível para compra e consumo na quinta e no restaurante, assim como no Six Senses Hotel, no Pinhão, por 5,50 euros em garrafa de 50 cl.