Já todos nos habituámos às notícias constantes sobre prémios atribuídos a produtores de vinho, quintas e referências vínicas em concursos e publicações internacionais que puxam o lustro ao orgulho nacional. No entanto, o mesmo não acontece no mundo da cerveja artesanal, não porque não existam rankings ou galardões no setor, mas porque é um nicho de mercado que, apesar do franco crescimento por terras lusas, tem pouca visibilidade nos media.
É, por isso, tempo de dar destaque aos projetos cervejeiros nacionais. Nos últimos dias, a comunidade internacional que compõe o RateBeer, site especializado na produção artesanal, publicou várias listas que dão destaque aos melhores locais para beber, às melhores marcas e às cervejas que se destacaram em 2017 em todo o mundo. Portugal não faltou à chamada e vê-se, novamente, reconhecido.
No ranking Best Places for Beer (Melhores Espaços de Cerveja) – que destaca os locais de topo em vários países, organizados por Brew Pub, Restaurante, Brewer Tap Room, Garrafeira, Mercearia e Bar – encontra-se a Cerveteca Lisboa como melhor bar cervejeiro português. É, de resto, a única categoria ocupada em Portugal – talvez por desconhecimento, uma vez que são várias as tap rooms (recorde a Letraria ou a Musa, por exemplo) disponíveis no país.
Por outro lado, na lista Best Beers, Brewers and New Brewers (Melhores Cervejas, Cervejeiras e Novas Cervejeiras) as duas primeiras categorias são ocupadas pela Passarola Double Oatmeal Stout (Café da Guatemala), como Melhor Cerveja, e pela Dois Corvos, como Melhor Cervejeira.
A Dois Corvos vê, assim, reconhecido o trabalho ao longo de 2017 depois de ter vencido, em 2016, o título de Melhor Cerveja com a Finisterra Imperial Porter. Vale a pena lembrar, ainda, os lançamentos mais recentes, desde a Guanabana Mañana (recorde) às referências de colaboração apresentadas na Festa de Reis do Lisbon Beer District.
Já a Passarola Brewing foi considerada, no ranking de 2015, a Melhor Nova Cervejeira, uma categoria que ficou por preencher na lista referente a 2017. Pode consultar as listas completas no site oficial da comunidade.