Prosseguindo com o plano de expansão internacional, a Mean Sardine esteve, no início de outubro, em Buffalo, Nova Iorque, para participar pela segunda vez no The Festival, uma iniciativa anual dedicada à promoção da cerveja artesanal de todo o mundo organizada pelo importador Shelton Brothers.

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Ao contrário do que acontece na generalidade dos festivais do setor, no The Festival as marcas não se podem inscrever, estando a sua participação dependente de convite direto e do cumprimento de requisitos qualitativos. “Já temos uma relação estabelecida com os Shelton Brothers há três anos, razão pela qual decidiram voltar a convidar a Mean Sardine para representar Portugal na edição deste ano”, explica Marcos Praça, porta-voz da marca jagoz (nome dado às pessoas naturais da Ericeira).

No certame dedicado à craft beer estiveram 50 marcas de todo o mundo, incluindo quatro rótulos da vizinha Espanha, e mais de meia centena de cervejeiros norte-americanos. “É um enorme orgulho termos sido novamente convidados como a única marca portuguesa no festival e é mais um reconhecimento da qualidade das nossas cervejas, pensadas e criadas na Ericeira”, afirma.

Cerveja de colaboração

Esta não é, para a Mean Sardine, uma viagem estranha, já que o mercado norte-americano tem vindo a ser alvo de aposta para a expansão da marca além-fronteiras. Desta visita nasceu uma nova cerveja, em colaboração com a Thin Man Brewery (Buffalo) e Blue Jacket (Washington D.C.), para comemorar a ocasião e reforçar os laços de amizade entretanto criados. Nesta quarta colaboração produzida nos Estados Unidos, a Mean Sardine cocriou uma Imperial Stout com piri-piri e café, que será parcialmente envelhecida em barricas de Bourbon. Esta referência especial, de edição limitada, vai estar disponível em alguns pontos de venda nos Estados Unidos. Atualmente, não existe ainda previsão para a chegada desta cerveja a Portugal.

Recorde-se que esta é já a quarta produção da Mean Sardine no mercado norte-americano, tendo já assinado outras colaborações que levam consigo os sabores portugueses por esse mundo fora: a Pastel de Nata Brown Ale, com a Harpoon Brewery (Boston); a Undoc, com a Jwakefield Beer (Miami); e a Leaving Atlantis, com a Clown Shoes (Boston).