Em Anadia, na região vitivinícola da Bairrada, nasceu um novo produto made in Portugal com intenções de abraçar o mercado internacional de gin. Para tamanha missão – recorde-se que este é um espaço extremamente competitivo -, o Friday Chic Gin, como foi batizado, surge totalmente ‘equipado’: conceito e design bem definidos, qualidade do destilado e um know how com 70 anos. Caves da Montanha, criadora e produtora da marca, é uma empresa familiar com história marcada pela experiência em destilação – arriscou a produção em nome próprio, mas redirecionou o negócio para venda do produto a outras marcas.

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Friday, recém-chegado ao mercado nacional, já passou por um soft launch em Londres e atualmente leva o gin português a países como Espanha, Angola, Moçambique ou Líbano. Contudo, a derradeira prova trava-se em mercados como o londrino, onde o nível de exigência do consumidor é mais elevado e, portanto, um maior obstáculo à entrada de novas marcas. Os grandes players dispõem de toda uma máquina de marketing, contactos e vendas que dificultam, ainda mais, o caminho para o sucesso.

No entanto, nada disto assusta Alberto Henriques, diretor-geral da marca, que exibe confiança e motivação quando o tema é a internacionalização e a consolidação da marca também em Portugal. Foi, aliás, por cá que o Friday aproveitou o lançamento da nova carta do Less, preparada pelo chef Miguel Castro e Silva, para criar um almoço gínico e provar a capacidade gastronómica do gin.

Durante a refeição, com três momentos de degustação, cada prato fez-se acompanhar de um cocktail preparado pelo bar da Gin Lovers, no Embaixada – a concept store em frente ao jardim do Príncipe Real. Cada combinação foi pensada para que nenhum dos elementos se sobrepusesse ao outro, equilibrando sabores entre comida e bebida.

A garrafa que é uma peça de arte

Lançar uma nova marca num mercado tão competitivo como o do gin requer coragem, investimentos avultados e um projeto coerente que possa penetrar nas preferências dos consumidores. Daí que, desde o conceito à embalagem final, tudo foi pensado ao detalhe e afinado ao longo do tempo. Alberto Henriques explica que “só agora encontrámos a ‘fórmula’ com a qualidade procurada” e acrescenta que “foram vários os anos de experimentação até conseguirmos alcançar o conceito desejado”.

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Foto: Nuno Mousinho

A ‘receita’ criada pela Caves da Montanha definiu a quantidade ideal de cada ingrediente: o conceito da marca, a imagem e o destilado. Este último, por ventura o ponto mais importante, é produzido com recurso à folha de videira de Baga (casta predileta da Bairrada) e zimbro, cardamomo, pétalas de rosa, flor de laranjeira e infusão de frutas tropicais.

O Friday Chic Gin chega às mãos do consumidor numa garrafa muito especial, pensada e desenhada por alguns dos melhores criativos da Europa, criada para existir como uma peça decorativa independente. E, olhando para ela, é seguro dizer que a missão foi cumprida com sucesso.

Existe, porém, toda uma história em torno da garrafa e do seu fabrico. Depois de ser produzida na vizinha Espanha, a embalagem segue até à Polónia para ser pintada, trabalho que é finalizado com a tampa, de madeira e com serigrafia a laser, vinda de Itália.

O português Friday, produzido na Bairrada, está à venda em bares e restaurantes, mas pode ser encontrado nas grandes superfícies por cerca de 28 euros.