​A criatividade e a arte do desenrasque sempre fizeram parte do ADN dos portugueses, que desde a crise criaram mil e uma formas de ganhar dinheiro ao mesmo tempo que contribuem para o crescimento da economia e da notoriedade de Portugal no mundo. Em 2015 nasceu, em Valença, o primeiro gin tinto do globo e agora, em pleno Alentejo, dois amigos deram à luz ao Neighbours 11, gin artesanal produzido “ao som de boa música”.

PUB.

São ambos de Évora, um é bancário e o outro engenheiro, mas os dois têm uma paixão em comum: o gin. Decidiram, por isso, investir em nove meses de investigação para dar origem a uma nova bebida, produzida artesanalmente, que se diferenciasse pelo sabor e pelo conceito.

Para isso juntaram alguns dos melhores ingredientes que encontraram: botânicos locais, de propriedades alentejanas, dois alambiques de cobre fabricados por artesãos nacionais e “boa musica”. Este último ingrediente será, certamente, o que mais dúvidas levanta aos consumidores, mas os responsáveis pelo projeto garantem que, recebendo as ondas provocadas pelo sistema de som integrado nos pratos de cobre onde repousa o destilado, o gin torna-se especial e único.

Embora seja difícil estabelecer uma relação direta entre o som e o sabor final da bebida, o melhor mesmo é provar e decidir por si mesmo. O Neighbours 11 é produzido em Azaruja, Évora, em pequenos lotes com 250 garrafas, disponíveis por 34 euros em vários pontos de venda e no site oficial.