O primeiro vinho azul do mundo chega a Portugal pela responsabilidade de uma startup espanhola. Depois de dois anos de investigação, o Gïk está agora disponível no mercado nacional sendo caraterizado por “um sabor doce e frescoe, o grande elemento diferenciador, pela vibrante cor índigo”, lê-se em comunicado enviado às redações.
O objetivo é criar um néctar acessível a todos, fazendo uma revolução dentro da indústria cujo resultado culmina num vinho sem regras. De acordo com os seus criadores, “beber Gïk não é apenas beber vinho. É beber inovação e criação. Estás a quebrar as regras criando as tuas próprias, reinventando tradições”, defendem.
O Gïk pode ser provado em diversos bares e restaurantes na Alemanha, França, Holanda e Suíça. Em Portugal, pode ser encontrado no site oficial em embalagens de 1, 2, 6 e 12 garrafas. Cada garrafa contém 11,5 graus de álcool.
Como e porquê azul?
O vinho azul é criado a partir de uma mistura de uvas brancas e tintas. São mistura dos diferentes tipos de uva, tanto tinta como branca, de forma a criar a base à qual será acrescentada a pigmentação.
Posteriormente é adicionado um pigmento a partir da pele das uvas vermelhas chamado antocianina, e um outro pigmento orgânico de nome indigotina, que lhe dá a cor azul. A mistura é finalizada com um acrescento de adoçantes não calóricos.