A crescente valorização dos produtos nacionais, com especial enfoque nos vinhos, veio beneficiar a economia, mas veio sobretudo acarinhar o orgulho nacional e incentivar à criação de novos projetos. Um dos mais recentes, lançado esta sexta-feira no Adegga Winemarket, em Lisboa, é a Casa da Esteira, do Douro.

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O mérito é do produtor Parceiros na Criação, um dueto familiar composto por João Nápoles de Carvalho e Joana Pratas, que se estreou no mundo do vinho com a h’OUR, em 2013. Às referências vínicas e às garrafas de azeite juntam-se, agora, três novos vinhos sob a chancela da nova marca – um monocasta Touriga Nacional, um Reserva Tinto e um Reserva Branco (este último ainda em estágio).

O novo projeto – que deve o nome à forma como a casa do casal em Tabuaço é conhecida – pretende consolidar a atividade vinícola e ser “mais do que um espaço físico”. “A Casa da Esteira representa a união de quatro elementos, que somos nós: o João, eu e os nossos filhos, a Teresinha e o António”, explica Joana Pratas.

E são também esses elementos alusivos a cada membro da família que constituem a imagem da marca, criada pela arquiteta Rita Peres Vicente: a união de dois J e no topo conta com quatro pontos e traços a representar cada um dos filhos e dos pais. Uma história de amor que será guardada em cada uma das garrafas produzidas.