Tendo em conta a dificuldade dos consumidores na hora de escolher um bom vinho num supermercado ou numa garrafeira, o colunista Dave McIntyre, que assina textos no Washington Post, preparou uma lista com 12 pechinchas disponíveis em 2017. Em terceiro lugar surge um vinho português, o Confidencial Reserva 2013, da Casa Santos Lima.
McIntyre deixa rasgados elogios ao néctar lisboeta e a Portugal, descrito como “uma das minhas regiões preferidas para encontrar valor”. Especialmente recomendado para acompanhar carnes vermelhas, o tinto foi pontuado com duas estrelas e meia (em três possíveis) e apresentado como “elegante e suculento, com sabor a compota de cereja e ameixa”.
Nesta lista que revisita as oportunidades vínicas do último ano, o colunista inclui vinhos que considera ser uma boa compra, ou seja, com um custo máximo de 16 dólares (cerca de 14 euros). No caso do Confidencial, o preço apontado pelo site é de 12 dólares (cerca de 10 euros), mas em Portugal é possível encontrá-lo por cerca de 4,50 euros.
Alemanha, Áustria, Califórnia, Espanha, França e Itália foram as outras regiões escolhidas por McIntyre para completar tabela de vinhos “de certa forma memoráveis”.