A edição de fevereiro da norte-americana Wine Spectator tem como tema de capa uma lista com mais de 1300 vinhos de todo o mundo que a revista considera Smart Buys (Boas Escolhas, em tradução livre), incluindo três vinhos portugueses do Alentejo. O Esporão é ainda uma das 60 sugestões dos jornalistas para uma visita vínica, justificada pela relação qualidade-preço.

PUB.

Apesar de surgirem em trilogia na lista, entre os vinhos destaca-se o Colheita Tinto 2015 que tem lugar de honra na fotografia de capa. O feito ganha todo um novo sabor por ser este o primeiro néctar do produtor concebido de forma biológica “com o objetivo claro de preservar a autenticidade das uvas e do seu terroir”, explica a marca em comunicado.

Sobre a referência alentejana, a publicação salienta “a groselha refrescante, a ameixa vermelha e as amoras” cujo equilíbrio no palato é garantido pela “pimenta branca e as notas verdes e críticas”.

Na lista de Smart Buys estão também dois outros vinhos do Esporão: o Monte Velho Branco 2016 e o Esporão Reserva Tinto 2014. Neste último é destacada a concentração de amoras, anis, ameixa e moca. Já no Monte Velho o destaque vai para as notas ligeiras de casca de melão, pêssego e maçã, acabando por se tornar num “branco de leve a médio corpo, com detalhes minerais, que cercam o final cremoso”, escreve a Wine Spectator.

Gillian Sciaretta, que assina o perfil do Esporão, dá relevo ao trabalho de enologia – que conta com a liderança do australiano David Baverstock – que é responsável por analisar e acompanhar a evolução de mais de 40 castas em diferentes solos: xistosos, graníticos e arenosos.

Recorde-se que o restaurante do produtor, até setembro liderado pelo chef Pedro Pena Bastos, encerrou para renovação de conceito.