Os resultados da primeira edição do Brut Experience – Concurso Internacional de Espumantes foram anunciados esta quarta-feira, dia 20, em Lisboa, depois de se terem realizado provas cegas no passado dia 30 de maio. Entre os 28 vencedores, as produções da Bairrada ganharam protagonismo e foram mesmo as mais medalhadas.

PUB.

No total, foram 96 os espumantes analisados por um painel de júri constituído por jornalistas, críticos, bloggers, enólogos, escanções e outras personalidades ligadas ao setor. Para além de referências nacionais – vindas da Bairrada, Dão, Douto, Távora-Varosa, Lisboa, Tejo, Vinhos Verdes, Alentejo, Península de Setúbal e Madeira -, o concurso contou ainda com a participação de produtores estrangeiros, nomeadamente de França e da Alemanha.

Após sessões de provas cegas, o júri elegeu 28 premiados com medalhas de ouro e prata nas categorias Jovem, Reserva, Super Reserva e Grande Reserva. A liderar a tabela estão os espumantes bairradinos com sete troféus de ouro, seguidos de três produzidos na região dos Vinhos Verdes e de igual número provenientes de Lisboa. Tejo, Alentejo, Douro, Távora-Varosa e Madeira receberam uma medalha de ouro cada (pode consultar a lista completa de vencedores na imagem abaixo).brut_experience_resultados

Ao contrário do que acontece em vários concursos vínicos, o Brut Experience, que se destaca por ser a primeira competição internacional de espumantes de qualidade, apenas atribui medalhas a 30% das referências em participação. Acima das medalhas de ouro e prata está prevista a entrega da medalha Prestígio, que este ano não foi atribuída porque não houve nenhum espumante classificado com 95 pontos ou mais.

Os resultados foram anunciados esta quarta-feira durante o evento Brut Experience, em Lisboa, onde estiveram à prova os vinhos premiados.