A cidade de Tomar vestiu-se a rigor, este sábado, para receber a oitava edição da Gala Tejo, evento que a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo promove anualmente e cuja organização está a cargo da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo. Um momento alto para a região que reúne os melhores prazeres à mesa. Na presença de 380 pessoas, o Hotel dos Templários voltou a ser palco da cerimónia de anúncio e entrega dos galardões do Concurso de Vinhos do Tejo, dos Prémios Vinhos do Tejo e do Tejo Gourmet.
No que diz respeito ao ‘IX Concurso de Vinhos do Tejo’ é de salientar a atribuição de duas das três ‘Medalhas Excelência’ à Quinta do Casal Branco, em Almeirim, pelos seus ‘Falcoaria Fernão Pires Vinhas Velhas branco 2016’ e ‘Falcoaria Colheita Tardia branco 2014’. Nos tintos, a ‘Medalha Excelência’ foi conquistada pelo ‘Casal da Coelheira Private Collection tinto 2015’, do Casal da Coelheira, no Tramagal, em Abrantes.
O concurso contou com o maior número de sempre de vinhos e produtores, ou seja, estiveram em prova 166 amostras (mais 8 em relação ao ano passado), de 37 produtores (mais 3 do que em 2017), dos quais 22 foram contemplados com 50 vinhos premiados. Deste total, 21 receberam ‘Diploma de Ouro’ e 29 ‘Diploma de Prata’.
No que toca aos ‘Ouro’, em destaque estiveram a Adega Cooperativa do Cartaxo, a Quinta da Alorna e a Quinta do Casal Branco, uma vez que cada uma foi contemplada com três destas distinções. Já a Adega Cooperativa de Almeirim, o Casal da Coelheira e a Companhia das Lezírias foram duplamente eleitas na lista dos ‘Diplomas de Ouro’. Os restantes produtores premiados foram a Agrovia, a Casa Cadaval, a Encosta do Sobral, a Enoport, a Lagoalva e a Pitada Verde.
Dos 29 ‘Diplomas de Prata’, a Quinta do Casal Branco voltou a ganhar três distinções, tantas quantas a Falua. Por sua vez, a Agrovia, o Casal da Coelheira, a Enoport, a Quinta da Alorna e a Quinta do Cavalinho foram galardoadas com duas destas distinções, cada. Na lista dos ‘Diplomas de Prata’ constam ainda a Adega Cooperativa de Almeirim, a Adega Cooperativa do Cartaxo, a Casa Cadaval, a Casa Agrícola Paciência, a Casa Agrícola Faia e Filhos, a Casa Agrícola Solar dos Loendros, a Encosta do Sobral, a Fiúza & Bright, a Lagoalva, a Pitada Verde, a Quinta da Badula e a Sociedade Agrícola Casal do Conde.
Durante a gala, que decorreu na noite deste sábado, foram ainda destinguidos Manuel Lobo de Vasconcellos e Joana Silva Lopes como Enólogo do Ano pelo trabalho à frente da Quinta do Casal Branco. Já Mário Louro e José Jacinto Freire Rodrigues foram galardoados com o Prémio Carreira.
Conheça, ainda, os melhores restaurantes eleitos pelo concurso Tejo Gourmet, anunciados na noite passada.