​O ArchDaily, site de arquitetura mais visitado do mundo, voltou a premiar os mais belos edifícios a nível internacional, escolhidos por mais de 100 mil leitores entre milhares de candidaturas. Em todo o mundo sobressaíram quinze edifícios, que receberam o tão desejado troféu “Edifício do Ano 2018” e, entre eles, há um português: a Adega da Herdade do Freixo, inaugurada em 2016, recebeu o galardão na categoria Arquitetura Industrial.

PUB.

O projeto, desenhado pelo arquiteto Frederico Valsassina, está localizado na propriedade vitivinícola, no Redondo, e conjuga o melhor da paisagem alentejana com a construção contemporânea que ali se ergue, tímida e enterrada a 20 metros de profundidade. O objetivo, garante Valsassina, foi manter a natureza intacta porque a adega “não é para ser vista, mas para ser vivida”.

Confrontado com a notícia de vitória nos prémios do ArchDaily, o enólogo Pedro de Vasconcellos e Souza não tem dúvidas de que são “realizações” como esta “que dão um significado à vida”. Vale a pena lembrar que esta não é a primeira vez que a adega da Herdade do Freixo surge em competições nacionais e internacionais – já foi Menção Honrosa nos Prémios FAD 2017, nomeada nos Prémios Construir 2017 e conquistou o Prémio Especial Paixão Pelo Vinho Arquitetura 2006/2016, acrescentando notoriedade ao Alentejo.

O interior do edifício pretende “criar um caminho de passagem por cada fase do vinho”, explica Frederico Valsassina, que o projetou em espiral a lembrar um saca-rolhas. É, também, através da rampa circundante que se faz o acesso aos três pisos da adega, que é energeticamente autossuficiente, tem luz natural e obedece às necessidades práticas do trabalho diário que ali se desenrola.

Open day na herdade

Tão importante distinção tem de ser partilhada. Assim, para celebrar com todos, a Herdade do Freixo vai dedicar dois dias ao público, a 4 e 5 de maio, contando com a presença de toda a equipa para receber os visitantes. No dia 5 a iniciativa inclui duas visitas guiadas, às 10h30 e às 15h, contemplando explicações pormenorizadas do projeto, pelo arquiteto Frederico Valsassina. Nestes dois dias a entrada será livre, a partir das 10h e até às 17h, com visitas contínuas e espaçadas, de 1h30m.