Todos os anos, a revista norte-americana especializada em vinho leva a cabo um rigoroso (e saboroso, diga-se de passagem) processo de seleção dos 100 Melhores Vinhos Abaixo de 15$ (100 Best Wines Under $15), considerando quase 20 mil néctares de todas as regiões do mundo. Em 2015, Portugal não só volta a fazer parte da lista como consegue ter dois vinhos no top 10 das melhores escolhas.

PUB.

No alto do pódio, em terceiro lugar, aparece graciosamente o branco da Quinta da Aveleda 2014, um vinho feito de “opulência e frescura”, considerado um vinho verde “exemplar” pelo crítico Roger Voss, da Wine Enthusiast, que lhe atribuiu 90 pontos – vale a pena espreitar, a propósito, o local mágico onde são feitos estes vinhos. A verdade é que contrariar as palavras de Voss é tarefa quase impossível, já que o Aveleda é, de facto, um néctar muito leve e extremamente rico em sabores e aromas florais. Provando que o caro não significa qualidade, está à venda nos Estados Unidos por nove dólares (cerca de sete euros).

​Diretamente do Dão, em sétimo lugar, surge o tinto Pedra Cancela 2010 Seleção do Enólogo com 92 pontos e sugestão de consumo a partir de 2018, já que é um vinho “denso e forte” ainda em evolução. Aparece etiquetado por 11 dólares, cerca de nove euros.

Mas a lista continua e os sabores portugueses mantém-se bem conotados, representados pela Herdade dos Machados em 12.º lugar, a Quinta do Encontro a ocupar o 21.º lugar e a Adega Cooperativa do Cartaxo na 27.ª posição. Também a Casa Santos Lima aparece entre as melhores escolhas, em 30.º lugar, seguida da Herdade de São Miguel em 40.º, do Aluado da DFJ Vinhos em 74.º lugar e, por fim, da Quinta de La Rosa na 81.ª posição.

​Recorde-se que os vinhos portugueses, de uma forma geral, têm sido alvo de múltiplas distinções nos mais diversos concursos internacionais, ocupando sempre boas posições e arrecadando avaliações generosas por entre a nata dos néctares mundiais.