Viagem ao mundo encantado da Quinta da Aveleda

Muito mais do que enoturismo, a Quinta da Aveleda oferece a quem a visita uma verdadeira viagem no tempo. Em grupo, em família ou com a cara metade, este é um destino a não perder. Surpreenda-se.

Conhecida como um dos ex-libris nos vinhos verdes, e uma das propriedades mais antigas da região, a Quinta da Aveleda esconde segredos que revela apenas a quem a visita. Além dos vinhos que produz – um deles entre os melhores do mundo segundo a Wine Enthusiast -, a quinta alberga um autêntico bosque encantado com plantas e árvores que datam de há três décadas. No mesmo espaço, lagos dignos dos contos de fadas, pequenas construções que lembram casas de bonecas, gnomos e “as follies” (estruturas decorativas, não funcionais, excêntricas e simbólicas, erigidas por alguém que se alimenta da simples paixão de construir), representam as manifestações de pura arte de que a Aveleda tanto se orgulha.

PUB.

A exploração dos jardins é, por isso, obrigatória. Não deixe de procurar a Janela Manuelina do séc. XVI, onde, segundo a tradição, D. João IV terá sido aclamado Rei de Portugal e que foi, mais tarde, oferecida a Manuel Pedro Guedes da Silva da Fonseca (que adquiriu a quinta em meados do século XIX), e que a transportou para os jardins da Quinta da Aveleda.

Já no século XX foi erguida a Fonte das Quatro Irmãs, na década de 1920, e finalizada pelo Mestre João da Silva, que nela gravou os perfis em mármore das quatro irmãs Guedes, filhas do proprietário da Quinta. Cada perfil personifica uma das quatro estações do ano.

Quinta da Aveleda

Foto: Travel&Taste

Numa ode à natureza e às antigas gerações da Quinta da Aveleda, a Torre das Cabras foi edificada para albergar cabras anãs. Ainda hoje, da torre de três andares surge, repentinamente, uma simpática família dos referidos bichos, que espreita os visitantes em busca de festas e atenção. Símbolo de fertilidade e abundância, a cabra protagoniza o mito de uma terra que soube sempre dar o seu melhor fruto.

Com marcas emblemáticas como Casal Garcia, a Quinta da Aveleda produz hoje outros néctares premiados a nível nacional e internacional

Guarde ainda uns momentos para visitar a imponente Fonte de Nossa Senhora da Vandoma, padroeira da cidade do Porto.

A fazer vinho desde 1870

Apesar de ser fácil perdermo-nos por entre o verde do bosque Aveleda não podemos perder de vista o seu principal propósito: a produção de vinho. E, também a este nível, a antiguidade marca um posto que coloca a quinta, até hoje, no topo da produção de vinhos verdes de qualidade. Com marcas emblemáticas como Casal Garcia, a Quinta da Aveleda produz hoje outros néctares premiados a nível nacional e internacional, com a insígnia Aveleda a ganhar destaque ao ser incluída entre os melhores vinhos do mundo, segundo a revista norte-americana Wine Enthusiast.

Em plena região demarcada dos vinhos verdes, a marca produz os seus vinhos nos 185 hectares que detém e a partir de castas típicas daquele terroir, tais como Alvarinho, Loureiro, Fernão Pires, Arinto e Trajadura. A marca Aveleda detém ainda 21 hectares de vinha na região da Bairrada.

Quinta da Aveleda

Foto: Travel&Taste

Tão antiga quanto a produção de vinho na Quinta da Aveleda, a aguardente Adega Velha, destilada e produzida segundo o método da região francesa de Cognac, é reconhecida como uma das melhores em Portugal. A adega onde repousa é também de visita obrigatória. Alinhadas, as pipas de carvalho francês repousam na penumbra que este tipo de vinhos exige, a uma temperatura estável que garante que envelhecem sem alterações de qualidade, envoltas nas teias de aranha que fazem parte do cenário e que, também elas, desempenham um papel essencial: evitar a proliferação de insetos que possam perturbar o descanso dos néctares.

Além dos vinhos e da aguardente, na Quinta da Aveleda pode ainda provar os queijos da marca PenaFidelis, originários da queijaria da quinta. De vaca e de cabra, curados ou amanteigados, estes queijos complementam a oferta Aveleda e conjugam-se, na perfeição, com os vinhos da marca.

Um mundo de experiências

Num espaço de caraterísticas únicas, as experiências possíveis para quem visita a Quinta da Aveleda têm como limite a imaginação. Além do tour mais tradicional, com prova de vinhos, visita à adega e aos jardins, é possível almoçar em família ou em grupos de maior dimensão, aproveitar o espaço para ações de teambuilding ou encontros empresariais, reuniões, workshops ou atividades de formação.

Em tempo de vindimas existe ainda a possibilidade de arregaçar as mangas e de experimentar a sensação de vindimar ou até terminar o dia com uma massagem em plena vinha, depois de um pic-nic onde não faltam os vinhos e queijos da quinta.

A Quinta da Aveleda foi distinguida, este ano, com o Certificado de Excelência do Tripadvisor e foi galardoada em 2011 com o prémio internacional Best of Wine Tourism.


Quinta da Aveleda | Morada: Rua da Aveleda 2, Penafiel | + info