Com grande parte dos portugueses em casa, em consequência da pandemia de COVID-19, a criatividade e imaginação têm-se revelado a melhor arma no combate à solidão. A pensar nisso, a agência de comunicação Chefs Agency e a Martins Wine Advisor juntaram-se para criar momentos sociais em torno do vinho através do Instagram. A Wine Hour at Home nasceu na passada quarta-feira e repete-se todas as semanas, às 18h, na companhia de grandes néctares e especialistas que ajudam os consumidores a entendê-los de outra forma.

PUB.

Logo aos primeiros dias da recomendação de quarentena voluntária, Adriana Fournier, diretora de eventos da agência, e o conselheiro vínico Cláudio Martins começaram a pensar numa solução para dar ânimo a quem estava fechado em casa e que, em simultâneo, pudesse distrair-se com uma conversa à volta do vinho.

“Estávamos no início do período de quarentena do coronavírus e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspetos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspetos técnicos”, explica Claúdio Martins.

“Um momento de Wine After Work fazia-nos todo o sentido. Até porque as garrafas de vinho partilhadas são as melhores, e porque estamos mais do que nunca a precisar de momentos de descontração para sobreviver à ansiedade social do momento”, complementa a responsável da Chefs Agency.

O convívio digital estreou-se no dia 18 de março, através do Instagram Live, e é por lá que continuará a acontecer duas a três vezes por semana. O produtor será convidado a abrir uma garrafa especial, a prová-la e a comentá-la, e o ‘wine advisor’ Claúdio Martins e o sommelier Rodolfo Tristão acrescentarão as suas ideias – o primeiro com um ponto de vista mais próximo do consumidor final, o segundo com um conhecimento mais técnico.

Mas porque o vinho deve ser bebido com companhia, o público está convidado a participar no direto colocando as dúvidas que entenderem e até partilhando fotografias do que estão a beber. O importante, referem os responsáveis, é potenciar um momento de convívio e lazer que permita a todos viajar para outros mundos sem sair de casa.

Convidados das próximas sessões

Depois da estreia, que contou com a participação de Dirk Niepoort, o Wine Hour at Home desta sexta-feira, dia 20, às 18h, volta a contar com o produtor belga apaixonado por Portugal.

Na segunda-feira, dia 23, a advogada e produtora de vinhos verdes Joana Santiago será a convidada da terceira edição do encontro vínico digital. Consigo levará o Santiago Alvarinho Reserva 2018 e o Espumante Santiago Alvarinho, ambos nascidos e criados nas vinhas da Quinta de Santiago, em Monção.

Segue-se, no dia 25, a participação de Dominik Huber e Tatjana Peceric, da região de Priorat (Espanha), e o português Pedro Ribeiro, da Herdade do Rocim. Para 30 de março, o Wine Hour At Home contará com Loic Pasquet, de Bordéus (França). Está ainda prevista uma conversa sobre os vinhos açorianos da Ilha do Pico, com os néctares da Pico Wines e Bernardo Cabral, a que se segue, no primeiro dia de abril, uma sessão com a Adega de Favaios.

Em cada sessão, os espetadores vão ter oportunidade de adquirir os vinhos falados em cada transmissão, cujas encomendas serão entregues em casa no prazo de 24 horas.


Data: todas as semanas | Local: Instagram da @winehourathome | + info