O crescente reconhecimento dos vinhos portugueses pela crítica internacional já não é novidade para ninguém, mas continua, contudo, a ser motivo de orgulho para todos. Agora, o sorriso é provocado pela seleção dos melhores tintos nacionais que será publicada na revista norte-americana Wine & Spirits, que distingue um verde tinto da Quinta da Lixa.
O embrião e a construção do ADN deste Vinhão 2014 é obra do enólogo Carlos Teixeira, que com este monocasta conseguiu conquistar 91 pontos (em 100 possíveis) na classificação da revista especializada. Este é, segundo o winemaker, um feito “inédito” que comprova “que a região dos Vinhos Verdes está cada vez mais capaz de surpreender até os críticos mais exigentes do mundo”, acrescenta orgulhoso.
Tendo em conta que o produtor exporta cerca de 50% da produção, e sendo os Estados Unidos o seu principal mercado, esta é uma notícia recebida de braços abertos pela quinta. Recorde-se que, nos últimos dias, a região de vinhos verdes esteve no país numa forte ação de promoção.
A Quinta da Lixa, junto a Felgueiras, lançou em janeiro a Monverde Wine Academy, onde desafia wine lovers, curiosos e estudantes a mergulharem no mundo de Baco e a descobrir tudo o que este tem para oferecer.