Se as últimas 24 horas revelaram números animadores para a região Norte do país, que não registou nenhum novo caso de COVID-19, o cenário na área metropolitana de Lisboa não é tão positivo. Nos últimos dias, nove em cada dez novos casos de infeção em Portugal foram registados nesta zona, com os concelhos de Lisboa, Amadora e Loures entre os mais afetados. A partir desta segunda-feira, a Câmara Municipal da Amadora inicia a distribuição gratuita de máscaras comunitárias aos munícipes.

PUB.

A entrega de duas unidades deste material de proteção será feita em várias zonas e equipamentos da cidade e estará disponível ao longo de toda a semana. A sede da Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Divisão de Intervenção Social, Complexo Desportivo do Monte da Galega e as sedes das seis juntas de freguesia são os locais disponíveis para a recolha do kit na Amadora, composto por duas máscaras comunitárias e um folheto informativo.

Para proceder ao levantamento, basta dirigir-se a um destes espaços entre hoje e sexta-feira, apresentar um documento de identificação e um comprovativo de morada.

Esta iniciativa, explica o município em comunicado, é a continuação do esforço que a câmara tem vindo a fazer para garantir material de proteção individual aos vários grupos de risco, nomeadamente forças de segurança, bombeiros, pessoal médico e pessoas em isolamento devido à COVID-19.

Recorde-se que esta segunda-feira, a Amadora regista 861 casos confirmados de COVID-19, mais 21 do que ontem, de acordo com o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. Em termos nacionais, a região Norte não apresenta, pela primeira vez, nenhum novo caso de infeção e a região de Lisboa concentra 97% dos novos doentes. No total, existem 32700 casos confirmados, mais 200 do que este domingo.