A vaga de cancelamentos de grandes eventos nacionais por causa do novo coronavírus começa a ganhar corpo com o previsível adiamento daquela que é tida como a maior feira de viagens em Portugal, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O anúncio acaba de ser feito através de comunicado oficial enviado às redações, que afirma que “entendeu a Fundação AIP adiar a BTL 2020 para os dias 27 a 31 de maio”.

PUB.

Nas declarações enviadas ao início desta tarde, a organização refere que “a BTL foi notificada pelo Turismo de Portugal e pela TAP da sua intenção de adiar o programa de Hosted Buyers, cancelando assim a vinda de compradores internacionais ao evento”.

Recorde-se que esta é uma das principais iniciativas da feira de viagens, que anualmente promove reuniões entre compradores internacionais e agentes do turismo nacional no sentido de vender o destino Portugal. Para este ano, estava prevista a vinda de cerca de 200 compradores. Assim, defende a Fundação AIP, “deixaram de estar reunidas as condições para poder assegurar a realização da BTL 2020 nas datas originalmente previstas”.

A decisão acontece no seguimento do cancelamento da presença do Turismo de Portugal e de todas as entidades regionais de turismo nacionais, anunciado na noite de quarta-feira, por precaução em relação ao novo coronavírus. A BTL, que estava marcada para os dias 11 a 15 de março na FIL, chegou a confirmar na passada segunda-feira que o certame iria avançar, apesar dos primeiros casos do novo Coronavírus confirmados em Portugal durante o fim de semana, acabando por decidir adiar a feira para maio.

Receios anunciados

Já na manhã desta quinta-feira, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, tinha dito, em Fátima, estar a “tentar que o evento seja adiado, para que possamos continuar a trabalhar no mesmo registo de normalidade”. A responsável política salientou, ainda, tratar-se de “um evento importante que deu muito ao turismo, dará, seguramente muito mais” ao setor.

Vale a pena lembrar, ainda, que também a feira de viagens Mundo Abreu, promovida pela Agência Abreu e agendada para o final de março, foi adiada esta quarta-feira, passando a realizar-se em maio. A nível europeu, já grandes eventos como as feiras de Paris ou a de Berlim tinham sido adiados devido aos riscos de propagação do novo coronavírus.

Para a edição deste ano da BTL estava confirmada a presença de 1500 expositores e 67 destinos internacionais, que deverão regressar nas novas datas anunciadas para a feira: 27 a 31 de maio.