A realização daquela que é considerada a maior feira de viagens em território nacional, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 11 a 15 de março, pode estar em risco depois de um comunicado conjunto do Turismo de Portugal e várias entidades regionais de turismo confirmar o cancelamento da presença física de 16 organismos do Estado.

PUB.

Estas entidades “entendem que, atentas as últimas recomendações da Direção-Geral da Saúde no que toca à organização de grandes eventos e ponderadas todas as condicionantes, não estão reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização”, lê-se no comunicado enviado às redações na noite da passada quarta-feira.

A suspensão da presença, explicam, implica o cancelamento dos stands próprios e dos “diversos eventos inicialmente programados” para o certame. Recorde-se que, na segunda-feira, após a confirmação dos primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus durante o fim de semana, a Fundação AIP, responsável pela organização da BTL, tinha confirmado a realização da feira “apesar das circunstâncias inerentes ao COVID 19”.

Digital será a solução

Apesar da ausência já anunciada por todas as entidades regionais de turismo, o comunicado conjunto refere, no entanto, que todas “estão a envidar os melhores esforços para manter algumas das ações previstas em formato digital”. Entre as já anunciadas versões digitais encontra-se o programa Hosted Buyers, que promove reuniões entre cerca de 200 compradores internacionais interessados no destino Portugal e que será realizado através de uma plataforma digital, mantendo as reuniões já agendadas.

Destino semelhante terá a iniciativa dedicada à inovação no setor do turismo, o BTL Lab, que previa, em parceria com o NEST – Centro de Inovação do Turismo, a presença de 40 startups, que irão realizar os seus pitches em vídeo através da mesma plataforma. As redes sociais assumirão, igualmente, um protagonismo especial com a concretização de anúncios e eventos por essa via por parte das diferentes entidades regionais.

Ao longo do comunicado enviado esta quarta-feira, os 16 organismos públicos sublinham, mais do que uma vez, que todas estas alterações de última hora poderão ser evitadas caso seja decidido alterar a data prevista para a realização da BTL.

A Travel&Taste já contactou a organização da Bolsa de Turismo de Lisboa para procurar perceber se a feira se realizará nas datas previstas e que consequências são esperadas com o cancelamento da presença de todas as regiões nacionais, estando a aguardar declarações oficiais.

Notícia em atualização.