Dois dias após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o COVID-19 como pandemia, as medidas para evitar a propagação da doença tornam-se cada vez mais apertadas um pouco por todo o mundo, incluindo nos Açores. O Governo Regional acaba de anunciar que será aplicada a quarentena obrigatória, por 14 dias, para todos aqueles que cheguem às ilhas.

PUB.

O anúncio foi feito ao início da noite desta quinta-feira e diz respeito a todas as pessoas, independentemente de onde venham. O isolamento preventivo para conter o surto de COVID-19 será aplicado nos Açores a partir do momento de desembarque, por decisão da Autoridade de Saúde Regional, já depois de ter sido vedada a possibilidade de atracar navios de cruzeiro nas ilhas.

A Região Autónoma está, até dia 31 de março, em estado de alerta, levando à suspensão de todas as deslocações dos funcionários da administração pública e ao desaconselhamento da realização de viagens à população, a menos que estritamente necessário. Estas são medidas recomendadas também ao setor privado.

Apesar das restrições anunciadas, os Açores não têm, até ao momento, nenhum caso registado de infeção pelo COVID-19, situação que o Governo regional procura manter com a aplicação destas medidas.

Vale a pena lembrar que a decisão surge num momento em que os Estados Unidos suspenderam as viagens com origem na Europa e depois de Itália ter entrado em quarentena total, obrigando as companhias aéreas a reagendar voos em articulação com os clientes. Em território nacional, o impacto económico do COVID-19 já se faz sentir, com o setor do turismo a registar perdas que, garantem os analistas, pode atingir os 800 milhões de euros nos próximos dois meses.

Notícia em atualização.