A decisão anunciada esta tarde pela autarquia prevê “medidas temporárias” para “reduzir os riscos de exposição e contágio” pelo novo coronavírus. Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa informa que irá proceder ao encerramento dos espaços culturais geridos pelo município, nomeadamente museus, teatros, cinemas, bibliotecas, galerias e piscinas. Padrão dos Descobrimentos também irá fechar.

PUB.

Além destas infraestruturas, também todos os eventos desportivos em recintos fechados e visitas turísticas, educativas ou de lazer promovidos pela autarquia serão suspensos. As restrições entram em vigor a partir desta quarta-feira, dia 11, e duram, pelo menos, até 3 de abril.

A exceção é feita a feiras e mercados, apesar da Câmara Municipal de Lisboa garantir que serão reforçadas “as ações de formação prevenção já em curso” para evitar o contágio pelo COVID-19. O Castelo de São Jorge irá manter, também, as portas abertas.

De acordo com o comunicado, “estas medidas estão sujeitas a avaliação permanente” e podem ser revistas a qualquer momento, quer no sentido do seu alargamento, quer para um eventual levantamento das restrições em Lisboa devido ao COVID-19.

Também a Câmara Municipal do Porto tomou a mesma decisão e informou que irá proceder ao encerramento de todos os equipamentos municipais, com efeitos até 3 de abril.

Recorde-se que, atualmente, existem 41 casos confirmados de infeção pelo COVID-19, sendo que a sua maioria está concentrada na zona Norte do país, onde os municípios de Felgueiras e Lousada representam o maior número de doentes. A nível internacional, todos os voos com origem ou destino a Itália foram suspensos até 8 de abril devido à quarentena imposta pelo Governo italiano esta segunda-feira, que confina cerca de 60 milhões de cidadãos em resposta ao surto. As companhias aéreas estão, de uma forma geral, a permitir a alteração de viagens marcadas sem penalizações.