Apesar das restrições impostas pelo Governo e da recomendação de isolamento social a toda a população, a vida (por enquanto) continua para aqueles que, por motivos de força maior, não podem deixar de utilizar os transportes públicos. Na capital, o Metropolitano de Lisboa e a Carris, que já tinham anunciado o reforço da limpeza dos veículos e estações, anunciaram o fortalecimento das medidas de prevenção no âmbito da pandemia do COVID-19.
No caso do Metro, a empresa emitiu um comunicado a garantir o “estrito cumprimento das instruções recebidas da Direção Geral da Saúde (DGS)”, nomeadamente “medidas de prevenção e de higienização para proteção dos seus colaboradores e clientes”. Entre o encerramento de alguns espaços nas estações, como casas de banho e o Espaço Bebé da Alameda, e a criação de zonas de isolamento para o eventual surgimento de casos suspeitos de infeção, a grande alteração prende-se com a composição dos comboios.
“O Metropolitano de Lisboa implementou a circulação com comboios de seis carruagens em todas as linhas durante todo o horário de exploração, sete dias por semana”, informa a empresa, que acrescenta o reforço da divulgação da informação sobre higiene preventiva para o COVID-19.
Por outro lado, será ainda implementado um reforço da ventilação no interior das estações e carruagens, assim como a limpeza e desinfeção das áreas onde existe maior contacto físico como “máquinas de venda de títulos, corrimãos, puxadores e elevadores”. Aos trabalhadores está assegurada a disponibilização de produtos de desinfeção nos postos de trabalho partilhados, apoio médico caso seja necessário e ainda o levantamento dos funcionários que eventualmente possam fazer parte dos grupos de risco.
Fim do botão de stop na Carris
Em comunicado enviado à Agência Lusa, citado por vários meios de comunicação social, a administração da Carris anunciou também o fortalecimento das medidas de prevenção do COVID-19, assim como a alteração de normas de funcionamento nas viagens em Lisboa. Com efeitos a partir deste domingo, dia 15, “a entrada nos veículos da Carris, autocarros e elétricos passará a ser realizada através da porta traseira, de modo a reduzir o contacto físico com os tripulantes”, informa a empresa.
Além disso, ao longo da próxima semana serão colocadas fitas delimitadoras do posto do motorista e “suspensa por tempo indeterminado” a venda de bilhetes a bordo, tornando-se “facultativa” as validações pelos passageiros. Os utilizadores destes transportes deverão, também, cumprir a recomendação para que mantenham uma distância mínima de um metro em relação a outros passageiros, tanto durante a viagem como nas paragens.
Outra das alterações anunciadas pela empresa de transportes prende-se com a utilização do botão de stop para indicação de paragem do veículo. De acordo com o comunicado citado pela Lusa, “os autocarros vão passar a parar obrigatoriamente em todas as paragens, independentemente de existirem passageiros que pretendam sair, ou entrar, dispensando assim os clientes de acionar o botão de stop”.
Os trabalhadores da Carris também terão novas regras a partir de segunda-feira, nomeadamente sujeitarem-se a um controlo de temperatura corporal para conseguirem aceder às instalações da empresa, como forma de prevenção ao COVID-19.
Recorde-se que neste momento existem 169 casos de infeção em Portugal, estando mais 1704 casos sinalizados como suspeitos (pode acompanhar a informação em tempo real na página que a Travel&Taste criou para o efeito, de forma a manter-se sempre atualizado com informação rigorosa). Também a partir desta segunda-feira, entram em vigor as restrições impostas pelo Governo no âmbito do estado de alerta que foi decretado, obrigando ao encerramento de bares noturnos e discotecas e à limitação de clientes em espaços comerciais como supermercados ou restaurantes. Proativamente, muitos restaurantes fecharam portas durante o fim de semana ou anunciaram o encerramento no início da próxima semana.